O segredo da confiança dos atletas

O segredo da confiança dos atletas

Foto divulgação/Confederação Brasileira de Vôlei.

Fãs são uma arma secreta para os atletas participantes das Olimpíadas. Segundo uma pesquisa encomendada pela marca de produtos anticaspa Head&Shoulders, da P&G, 81% dos 325 atletas olímpicos entrevistados acreditam que o apoio dos fãs é um fator importante para o resultado de seu desempenho nas competições.

O estudo examina as variáveis que afetam a confiança, performance e sucesso dos atletas ao competir no Jogos Olímpicos.

Parte do relatório aborda os benefícios positivos da rede de apoio à confiança e ao desempenho atlético do competidor. Pais, treinadores, pessoas queridas e parceiros de treinamento são, frequentemente, considerados essenciais no apoio aos esportistas, mas esse novo estudo descobriu que 70% dos atletas olímpicos sentem que o estímulo dos fãs é super importante para a sua carreira.

Além disso, a maioria (69%) afirmou acreditar que mensagens dos fãs (via mídia social ou cartas) aumentam sua confiança ao se preparar para uma grande competição.

Os atletas olímpicos também revelaram uma importante e direta ligação entre a aparência física e sua habilidade para vencer. 64% dos atletas concordaram que "se minha aparência está boa, eu jogo bem", destacando que ter autoconfiança e nenhuma dúvida ou preocupação sobre questões físicas das mais simples, tais como estar bem apresentável, contribuem para o sucesso.

Outra área descoberta no relatório diz respeito aos atributos mentais e físicos que cercam um campeão olímpico. Talento natural é geralmente visto como o segredo do sucesso no esporte, mas a pesquisa mostrou que somente 8% desses esportistas acreditam nisso como o fator mais importante para tornar uma pessoa vencedora.

Traços psicológicos e mentais como "ímpeto ou ambição" (29%), ou determinação (20%), ou confiança (14%) foram vistos como mais vitais ao sucesso. Confira mais estatísticas curiosas contidas no relatório:

- 60% dos olímpicos questionados concordaram com a afirmação: "Um atleta tem mais chance de vencer quando compete em casa";


- Quase metade (48%) dos esportistas admitiu ter um ritual pré-evento;

- 41% deles se sentiam despreparados quando não eram capazes de realizar um ritual pré-evento;

- 66% dos atletas pesquisados entre 20 e 29 anos checava suas páginas na mídia social, no mínimo, uma vez na semana para receber incentivo dos fãs, enquanto 30% o faziam isso diariamente.

Por Jessica Moraes

Comente