Mulheres posam nuas para financiar mamógrafo

mulheres mamógrafo

Foto: Paola Pierini

Apesar de várias campanhas destacarem a importância da mamografia para detectar o câncer de mama, ainda existem mulheres que não tem acesso a esse exame através do mamógrafo. É justamente por esse direito que mulheres argentinas se reuniram e posaram nuas para financiar a compra do equipamento para um hospital público da região da Patagônia.

As fotos de um grupo de 12 mulheres, com idades entre 25 e 60 anos, irão ilustrar um calendário de 2014 que será lançado em Novembro. O intuito é arrecadar US$ 70 mil (R$154 mil) com as vendas dos calendários, dinheiro que será destinado à compra do mamógrafo para o hospital Oscar H. Arraiza.

Além da compra do equipamento, o grupo de mulheres visa conscientizar as mulheres a serem felizes com seus corpos, mesmo quando são marcados pela vida. Por trás câmeras e do projeto, batizado de "Mujer en amor" (Mulher com amor, em tradução livre), está a fotógrafa Paola Pierini.

Foram três meses, desde a convocação até a realização das fotos. A iniciativa atraiu não só mulheres da Patagônia, como também de Buenos Aires e do Chile. Mas o calendário reúne apenas as moradoras de Villa la Angostura, ponto turístico no sul do país.

Susana Requena, de 60 anos, viúva, mãe de três filhos e avó, contou que foi a primeira vez que tirou a roupa diante de uma câmera. Ela foi submetida a uma mastectomia há dez anos, mas não realizou cirurgia reparadora do seio.


"Sou uma das mulheres marcadas pela vida porque me falta um seio. E isso é difícil. Posar (para o calendário) foi uma oportunidade de ser feliz comigo mesma. Foi como voltar a ter harmonia com meu corpo", afirmou.

A dona de casa Natalia Ollarce, de 30 anos, mãe de três filhos, contou que seu marido lhe ajudou a desenhar as asas de borboleta que ilustram sua foto desnuda. "Imaginei asas de borboleta, como símbolo de libertação", respondeu, acrescentando que outras mulheres vão se identificar com a ideia.

mulheres mamógrafo

Natalia e Susana, fotografadas por Paola Pierini

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: mamografia mulheres argentinas mamógrafo