Mudar para solucionar

Mudar para solucionar

Reconhecer a necessidade de mudar a forma como percebemos um problema é o primeiro passo para solucionar sua causa.

Em outras palavras, se quisermos chegar às soluções dos nossos problemas, é fundamental mudar a forma como percebemos e interpretamos as dificuldades que experimentamos.

Por se recusarem a mudar inúmeras pessoas seguem patinando na sua visão da realidade.

Temos dentro de nós tudo o que precisamos para superar limitações e vencer desafios. Mas, não há como fazer o de sempre e esperar resultados diferentes.

Ao misturar os mesmos ingredientes, nas mesmas quantidades, e condições de temperatura e pressão, como esperar que o resultado da experiência seja outro?

Quando permanecemos apegados ao que conhecemos, tudo o que conseguimos é obter mais das mesmas coisas.

Se algo não está funcionando para nós, nos cabe descartar o padrão de pensamento e comportamento que nos mantém presos às condições indesejadas.

Como mudar algo na vida, se continuarmos apegados aos mesmos padrões de percepção de antes?

Ao transformar a forma como percebemos o que nos acontece e, conseqüentemente, as interpretações que damos a esses fatos, conseguimos mudar nossa realidade.

As soluções desejadas estão disponíveis para quem estiver disposto a adquirir altitude sobre os problemas para vê-los com novos pontos de vista.

Isso requer uma mudança de paradigma, uma nova forma de ver a si mesmo e à vida.

Significa descobrir que não é porque se aprendeu determinadas coisas, ou porque construímos um "mapa interno", a partir de experiências passadas, que aquilo que acreditamos sobre nós, sobre as outras pessoas, e sobre a vida, é verdadeiro.


A diferença entre permanecer no papel de vítima das circunstâncias, sonhando com uma solução mágica que venha de fora, e assumir o poder interior é tremenda.

Exercitar a capacidade de fazer escolhas faz toda diferença. Em vez de permanecer no quarto escuro e fechado, que todos possamos abrir as portas e as janelas, e deixar a luz entrar.

O caminho é único e individual. Cabe a cada pessoa descobrir o seu, aprendendo que o mais importante não é chegar, mas encontrar alegria em cada etapa da caminhada que nos conduzirá à vida que desejamos viver.

A colunista Jael Coaracy é escritora, personal e executive coach. Contatos - jaelcoaracy@gmail.com http://www.vaidarcerto.com.br

Comente