Malala Yousafzai é transformada em ícone americano

Malala Yousafzai vira Rosie the Riveter

Foto - Reprodução Anat Ronen

Lembra de Malala Yousafzai? Uma ativista paquistanesa de 17 anos que ficou conhecida depois de criar um blog para contar sua experiências de ir à escola, desafiando o regime instituído pelo Talibã de proibir estudo para meninas. Uma artista texana decidiu que seria uma boa transformar Malala em Rosie, the Riveter.

Rosie se tornou ícone durante a Segunda Guerra Mundial - e permanece até hoje como um símbolo da força e coragem das mulheres.

Anat Ronen, a artista urbana responsável pela obra "Sim Ela Pode", afirma que viu em Malala muitas das características das mulheres americanas durante a guerra - em especial a bravura e a força.

"Eu queria combinar o símbolo da guerreira 'ocidental' com a imagem dela, para maximizar a simbologia e, por meio de um pouco de controvérsia, promover sua causa", disse ela ao BuzzFeed.

O mural com a imagem de "Malala-Rosie" foi pintado em maio na fachada da galeria Avis Frank Gallery, em Houston (EUA), acompanhada dos dizeres "tudo o que quero é educação. E eu não tenho medo de ninguém".


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: malala yousafzai