Mãe sarada gera polêmica nas redes sociais

mãe sarada

Foto/reprodução: Maria Kang/Facebook

Maria Kang, uma mãe sarada de três filhos, gerou polêmica na internet ao publicar a foto acima, na qual diz "Qual é a sua desculpa?", ou seja, se ela tem filhos e consegue ter esse corpo, outras mulheres não podem dar a desculpa de que não podem se exercitar e alcançar o corpo dos sonhos. Mas a foto se tornou um viral no Facebook e gerou milhares de críticas, principalmente de que ela praticava bullying com mulheres fora de forma.

Maria se defendeu dizendo que queria apenas inspirar as mulheres, e não fazê-las se sentirem mal. Segundo ela, a pergunta "Qual é a sua desculpa?" era apenas uma frase popular que ela tomou emprestada de diversas campanhas de conscientização sobre exercícios.

Nascida em Sacramento, na Califórnia, Maria Kang já foi vencedora de concursos de beleza e também já sofreu de bulimia. Hoje é adepta do mundo fitness. Maria conta que recebeu várias ofensas e xingamentos, inclusive de que era uma péssima mãe, uma pessoa ruim e isso a magoou muito.

Por conta da repercussão, Maria publicou a foto novamente seguido de um texto que ela admite ter sido mais uma explicação do que um pedido de desculpas: "É triste que vocês interpretaram essa imagem de forma tão negativa. Não vou entrar em detalhes sobre minha luta contra distúrbios alimentares, problemas genéticos, meus dois trabalhos, minha falta de uma babá, o fato de eu não ser naturalmente magra e de que eu não sou personal trainer. O que eu vou dizer é isto: O que vocês escolheram interpretar é culpa de vocês e não minha. O primeiro passo para ter controle sobre sua vida, seu corpo e seu destino é ser responsável pelo que você pensa e diz. Eu não criei esse problema. Então, se quiserem continuar odiando essa imagem, é melhor se acostumarem a odiar muitas outras coisas em suas vidas", declarou.

O post trouxe mais uma leva de críticas, como "Essas coisinhas preciosas (seus filhos) precisam de você mais do que você precisa de músculos" ou "Não que eu precise de uma desculpa para não me exercitar, mas aqui vai ela, sua idiota: fibromialgia,". Embora muitos usuários tenham comentado em defesa de Maria: "Nunca peça desculpas por isso" e "É isso aí, garota!".

Em virtude da polêmica, Maria publicou um FAQ (lista com as perguntas mais frequentes) sobre sua vida pessoal. Ela se exercita entre cinco e seis dias por semana por uma hora, sendo meia hora de musculação e meia hora de aeróbica, que pode ser uma corrida, subida de escadas ou até uma aula de zumba.

mãe sarada

Foto/reprodução: Maria Kang

Mesmo parecendo impossível cumprir um cronograma regular de exercícios enquanto cria três filhos e administra dois negócios, Maria diz que divide seu tempo da melhor forma para que tudo dê certo. Ela não assiste TV e acorda sempre às 6 da manhã, por exemplo. "Quando levo as crianças para brincarem no parque, estou sempre me exercitando. Não fico sentada mexendo no meu smartphone", explica ela, que também recebe muita ajuda de seu marido.


Maria Kang acredita que tudo na vida depende de sua força de vontade. "Sua reação mostra seu estado de espírito", ela diz, se referindo às diferentes interpretações de sua foto.

Por Jessica Moraes

Comente