Hábitos que estimulam o bom humor

Hábitos que estimulam o bom humor

Foto: Dreamstime

Nada melhor que começar o ano com muito ânimo e bom humor. Mas o ideal seria que o bom humor prevalecesse durante o ano inteiro. Que tal seguir algumas dicas que te ajudarão nessa empreitada? Bom humor também significa saúde emocional e qualidade de vida!

Dê mais risada - Quando damos gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina - hormônios do estresse - baixam. Além disso, o cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que deixa o corpo mais relaxado.

Organize a sua rotina - Com organização, é possível se programar melhor para dar conta de todas as tarefas. E com planejamento você evita aflições ou crises de desespero por não conseguir cumprir os prazos. Isso leva a uma vida mais tranqüila e descontraída.

Não fuja dos problemas - Fingir que não existe sofrimento pode até deixar seu bom humor intacto por um tempo. Mas os momentos frustrantes não deixam de existir simplesmente porque você fugiu deles. Use essas situações para amadurecer e encarar os desafios com mais facilidade, aumentando seu crescimento pessoal.

Aceite os erros - Considere que há sempre ao menos duas possibilidades e uma delas pode ser diferente da sua expectativa. Com esse preparo emocional, as chances de você ficar de mau humor com o pior resultado diminuem.

Aprenda - Depois que o erro já foi cometido, não o considere como o fim de tudo. Pense como reagir em uma próxima ocasião, quando algo sair do programado ou esperado.

Esvazie a mente - O excesso de negativismo não dá espaço para o bom humor. Procure se esforçar para pensar no problema por um determinado período, concentrando as suas energias para resolvê-lo. Mas depois mude o foco e pense em outras coisas, sua saúde mental vai agradecer.

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Por Jessica Moraes

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