Hábitos que elevam sua autoestima

Hábitos que elevam sua autoestima

Perdendo a confiança e a segurança em si mesma? Então é hora de reavaliar como está sua autoestima e botar em prática algumas atitudes que ajudam a você gostar de si mesma e realizar seus objetivos de forma plena e feliz.

Comece analisando seus pontos fortes quanto pontos fracos. Trabalhe naquilo que acredita que é capaz de melhorar. O que você sabe que é próprio do seu jeito de ser e não tem como mudar, aprenda a aceitar, para que os outros aceitem naturalmente, da mesma maneira.

Evite sentimentos negativos no seu dia a dia. É um exercício de autocontrole. Insegurança, perfeccionismo, intolerância, medos sem razão, dúvidas constantes ou qualquer outro que afete diretamente a sua autoestima e o seu dia a dia de forma negativa.

Descubra as principais causas que diminuiem a sua autoestima e procure diminuir o impacto disso sobre você. Procure sair mais para o lazer, acompanhada de bons amigos e saia sozinha também. Observe a natureza, cante, dance, cozinhe, tome uma taça de vinho. Leia um livro, assista a um bom filme. Procure pequenos prazeres dentro da sua vida.

Faça exercícios físicos. Por incrível que pareça, manter o corpo em movimento é um recurso que mantém o equilíbrio emocional, já que o organismo produz a endorfina responsável pela sensação de bem estar.

A dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por exemplo, pode ser combatida com atividades em equipe. A falta de confiança em si mesmo diminui com exercícios que exigem desafios. Os problemas de autoimagem e estéticos, como se sentir preterido por estar acima do peso, podem diminuir com o gasto de calorias.

Os exercícios aeróbicos (andar de bicicleta, correr, nadar, caminhar e dançar) são os mais recomendados, mas devem ser feitos com regularidade, três vezes por semana pelo menos. E a escolha do exercício deve partir do gosto pessoal, para que a atividade seja prazerosa.


Com a sua autoestima elevada terá mais confiança de conversar em público, expressar a sua opinião, saber lidar com qualquer tipo de críticas, sabendo reconhecer tanto as destrutivas como as construtivas. Haverá uma maior sensação de satisfação pessoal, sem criar expectativas nos outros.

Além de paz interior e coragem para lidar com as dificuldades que surgirem. Supere-se diariamente!

Por Jessica Moraes

Comente