"Força na Peruca": Márcia Cabrita conta sua rotina em blog

Força na Peruca Márcia Cabrita conta sua rotina em

Foto/Divulgação Tv Globo - Ki Cabral

Márcia Cabrita é uma vencedora. Por vários motivos. Ela, que lutou para ver o sonho de ser atriz realizado, e não abandonou os palcos nem mesmo diante de uma situação para lá de complicada: um câncer no ovário. O tumor foi diagnosticado em março de 2010.

Embora tenha sofrido bastante, Márcia não perdeu o bom humor. Vê-se pelo blog da comediante, chamado "Força na Peruca". Em entrevista à revista "Istoé", em outubro do ano passado, ela contou a razão para ter criado o endereço virtual. "No começo, para colocar para fora o que eu estava sentindo. E isso me fez um bem enorme. Depois, percebi que também estava ajudando aos outros. Escrevem para mim pessoas doentes e as que não têm câncer."

No blog, a atriz conta seu dia a dia, reflexões, dificuldades e irritações de forma descontraída. Nos primeiros posts, Márcia revela como descobriu ter câncer e como contou a notícia à filha Manuela, de apenas nove anos. Depois de dizer que estava doente - mas sem falar o que tinha - e que os cabelos iriam cair, ela percebeu que estava estigmatizando a palavra "câncer". No outro dia, tomou coragem e abriu o jogo. "Câncer, tipo o signo do papai", disse à pequena.

Dias depois, escreveu no endereço virtual como fez para se acostumar quando começasse a perder as madeixas: estava usando o chanel e foi ao cabeleireiro para deixar encurtar as madeixas. "O cabeleireiro não teve dó e cortou beeeeem curtinho. Quando me vi no espelho, magrela, branca e de cabelo curto pensei - meu Deus, tô parecendo uma figurante da Lista de Schinndler!"

Além de ajudar muita gente dando forças e oferecendo boas risadas com seus textos super bem-humorados, Márcia confessou que escrever também está ajudando a si mesma. "Tô adorando esse negócio de blog. Quanta gente me liga e me manda mensagens para dizer coisas bacanas! Tenho até seguidores! Logo eu que só sei mandar e-mails! Tá me fazendo um bem enorme. Não fico mais o tempo todo pensando na minha cirurgia, no meu medo. Tenho que ‘postar’".

Já quando os pelos voltaram a crescer, foi só alegria. "Parem as rotativas! Notícia importantíssima! Fiz depilação! Eu odiava fazer depilação, e agora... continuo odiando! Não é maravilhoso? Tudo está voltando aos seus lugares. Eu quis xingar a depiladora, ou seja, eu sou eu de novo."

A comediante teve útero e ovários retirados. E compartilhou suas impressões com seus leitores. "A cirurgia me fez entrar na menopausa precocemente (muuuuuito precocemente). Como sou chegada a um dramalhão, ficava pensando: ‘Oh... Ficarei vazia por dentro’, ‘O ventre em que minha filha foi gerada não mais existirá...’, ‘Não aguentarei os horrores da menopausa’. Se você está passando por isso, saiba que comigo nada disso aconteceu."

Felizmente, existe grande chance de cura da doença. Mas a atriz ainda passa por tratamento, com quimioterapia. E está confiante.


Hoje com 48 anos, Márcia faz questão de deixar claro que essa foi apenas uma fase de sua vida, e que não pretende ser lembrada como a atriz que teve câncer. "Eu sou uma senhora que teve a mais temida das doenças. Câncer. Eu tive esse negócio. Mas eu não sou só isso. Eu sou uma porção de outras coisas". No que depender de seus fãs e admiradores, a comediante será lembrada por sua coragem e força. Sempre.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: motivação câncer quimioterapia câncer

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?