Férias conscientes

Férias conscientes

Informe-se bastante sobre o lugar que você vai visitar durante as férias. Os costumes, as tarifas e regras básicas de visitação, pois com conhecimento prévio sobre a região e a cultura do lugar, isso transparece respeito com a população local.

Se usar serviço de agências, consulte programas de responsabilidade socioambiental, que promovam um turismo consciente.

Respeite a cultura do lugar e aproveite a programação oferecida. Perceba que o novo não faz parte das suas referências (de cultura, de hábitos) e você pode aproveitar com consciência.

Para as lembrancinhas de viagem, procure o artesanato local, produzido de forma legítima e amigável. Esqueça "souvenirs" arrancados da natureza, como corais, pedras, pedaços de uma construção histórica… Tire fotos ou guarde na memória. Fora do contexto, esse tipo de coisa perde o significado e a beleza, não é verdade?

Não leve muita roupa na bagagem. Por mais que pareça difícil, fica melhor para carregar e oferece mobilidade para onde você vai. Pense em itens-chave, que facilitam a sua vida e economizam: roupas que secam fácil, garrafinha de água para toda a viagem, entre outros.

Aprecie sabores que você desconhece. Você experimenta a gastronomia local, que é uma das portas de entrada para entender a cultura de um povo, e ainda valoriza a região visitada, já que o consumo de produtos locais é menos agressivo ao meio ambiente e movimenta a economia do lugar.


Leve seu lixo com você. Se estiver em uma trilha, guarde o lixo ao longo do percurso, seja casca de fruta, garrafas, latas, embalagens… O mesmo, vale para passeios em ambientes urbanos. Se não achar um local adequado para o descarte, leve-o consigo até encontrar.

Sempre que for possível, vá aos lugares a pé. Caminhando você consegue ver coisas que de táxi passam batido. Se o percurso até o ponto que você pretende ir for curto, faça do caminho até ele uma atração turística. Além de economizar dinheiro e combustível, novidades podem surgir no seu roteiro.

Por Jessica Moraes

Comente