EuroVelo: a ciclovia que vai interligar os países da Europa

EuroVelo-ciclovia

Foto - Reprodução/ EuropeanCyclistsFederation

Viajar pelas principais cidades da Europa é o sonho de muita gente. E logo, as chamadas "eurotrips" vão ser feitas de bicicleta. Isso mesmo, tudo na comodidade de uma megaciclovia. Com mais de 70 mil km, ela irá integrar nada menos que 43 países, indo de Portugal a Moscou.

Chamado de EuroVelo, o projeto foi pensado e financiado pelo órgão de turismo sustentável da União Europeia, em parceria com a European Cyclists Federation, e tem até 2020 para ser finalizado. Ao todo, são 14 redes de ciclovias de longa distância especialmente planejadas para quem quer viajar de bicicleta.

Ao longo das linhas será criada uma estrutura completa para atender o ciclista, com oficinas, lojas para aluguel de bicicletas, acomodação, áreas de descanso e até mesmo transporte alternativo para regiões que forem muito íngremes ou de difícil acesso.

Cada uma das rotas foi batizada com um nome relacionado à sua paisagem ou história. A mais extensa delas é a rota 14, ou “Cortina de Ferro“, nome dado em alusão à Guerra Fria. Ao longo de 10.400 km, passando 20 países, entre eles a Noruega, Rússia, Alemanha e Bulgária, a rota conecta diversos parques nacionais, monumentos, museus e atrações.

Algumas partes da EuroVelo já estão prontas e todas as informações atualizadas ficam disponíveis no site oficial do projeto.

Ir de bicicleta ao trabalho melhora a vida sexua, diz estudo

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: bicicleta