Dicas para quem trabalha horas em frente ao computador

hábitos saudáveis na hora de trabalhar

Pessoas que trabalham horas na frente de um computador todos os dias não têm muito tempo para manter a forma. Como resultado, aumenta de peso, aumenta os níveis de estresse mental, e a saúde em geral vai por água abaixo.

Este é o problema: sem uma boa saúde, a produtividade também declina. Mas é necessário separar uma parte do tempo para investir na saúde. Aqui estão alguns passos a tomar:

Tenha disciplina

O caminho para a saúde é começar a ser disciplinado e organizado. Certifique-se de fazer as coisas na hora certa. Não importa se a hora que você se exercitar for diferente dos horários das outras pessoas, veja qual a melhor hora para você. O importante é fazer regularmente.

Pratique uma caminhada todos os dias

Uma caminhada é sempre uma boa maneira de começar o dia. Se não é possível fazer isso todos os dias, faça ao menos três vezes por semana. Isso o coloca em movimento e o expõe ao ar livre, algo muito importante para quem trabalha em locais fechados por demasiado tempo.

Compre a cadeira certa

Parece um detalhe, mas ela é peça-chave para a adequação da postura. É nela que o trabalhador fica por horas, por isso além de confortável, ela tem que ser apropriada à mesa em que se trabalha, e funcional ao seu corpo, por isso invista na qualidade ergonômica do móvel.

Recarregue o seu cérebro

É muito importante manter-se apto não só fisicamente mas também mentalmente. Afinal de contas, é ele o que mais trabalha, certo? Quanto mais você "recarregá-lo" melhores serão os resultados do seu trabalho. Para isso, é necessário alimentar-se bem e descansá-lo: jogos mentais e até exercícios de meditação são recomendáveis.

10 minutos de relaxamento

Mesmo se você praticar apenas dez minutos de ioga todos os dias, isso poderá fazer maravilhas para sua saúde. Os exercícios simples de respiração pode ser uma ótima maneira de consumir esses dez minutos. Você se sentirá mais descansado e produtivo.

Pare de procrastinar

Esse é um grande mal para quem trabalha na internet. Seja firme nessa atitude assim como em todas as outras para manter um bom resultado. Se você deixar de adiar seus deveres, além de terminar seu trabalho mais cedo, isso permitirá que você conclua seu trabalho de forma mais concentrada e com garantia de haver menos erros, por conta de menos distrações.

Não se esqueça dos seus olhos

Ficar sentado o dia inteiro com os olhos presos na tela do seu computador não fará muito bem para sua visão. Descanse não só as mãos e dedos, mas também a vista, de tempos em tempos. Feche um pouco os olhos, vá à janela, faça pausas freqüentes. Seus olhos também são umas das ferramentas essenciais para você manter o seu trabalho.

Por Jessica Moraes

Comente