Dia do Planeta Terra

dia do planeta Terra

Aproveite hoje, dia 22 de abril em que se comemora o dia do Planeta Terra, para se conscientizar de suas atitudes perante o meio ambiente. Pesquise mais sobre ações ambientais, ecológicas, sustentáveis. Você faz parte disso e portanto é você quem ganha contribuindo para uma melhor morada.

A iniciativa deste dia pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas.

Existem muitas formas de ajudar o planeta e o meio ambiente. Aproveite essa data para começar a fazer sua parte. Mas faça todos os dias. É possível começar aos poucos, economizando energia e evitando desperdícios, por exemplo. Não fique horas no banho, feche a torneira, cuide do lixo que você produz, separe o material para coleta de lixo seletiva, recicle sempre que possível.

Use dois lados de uma folha de papel, use sua própria caneca de café, evite os copos de plástico, sacolas e garrafas de plástico. Pague as contas pela internet e opte por não receber extratos bancários em papel, use lâmpadas fluorescentes, baterias recarregáveis, compartilhe essas dicas com outras pessoas, plante uma árvore.

Grande parte do planeta Terra está sendo destruída por nós. As florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios e o ar mais poluídos. Como consequência vem o aquecimento global, que por sua vez derrete as geleiras, faz com que o nível do mar aumente e ameaçe a biosfera. Muito esgoto é lançado nas águas, muito lixo é jogado nas ruas e a reciclagem ainda é uma palavra conhecida por poucos.


Felizmente existem ONGs, empresas e iniciativas públicas e privadas preocupadas em fazer o mínimo para salvar o planeta. Mas ainda falta muito. Para melhorar essa situação, basta cada um fazer sua parte, tendo uma maior consciência global. Não somente neste dia, mas durante os outros 364 dias do ano.

Por Jessica Moraes

Comente