Dia do Jovem

os jovens e a saúde

Dia 13 de abril é Dia dos Jovens. Apesar do frescor da idade é preciso cuidar da saúde para uma boa qualidade de vida, principalmente no futuro. Muitos jovens se despreocupam e não cuidam dela como deveriam, vivendo muitas vezes no sedentarismo.

O médico especialista em qualidade de vida, Ícaro Alcântara, descreve para o Vila Equilíbrio alguns itens básicos que todo o jovem deve ter em relação a sua saúde. Mas isso serve como recomendação a pessoas de todas as idades.

Segundo o médico, o sedentarismo é ruim porque o exercício físico regular é um dos quatro principais hábitos de vida saudáveis, junto a beber água de uma em uma hora, comer de três em três horas e incluir no cardápio fibras diariamente.

"O que sugiro para que os jovens tenham mais saúde é que o quanto antes procurem conscientizar-se da importância de terem e manterem hábitos de vida mais saudáveis, pois é muito comum (e danoso) que a maioria das pessoas espere adoecer ou envelhecer para se preocupar com a saúde. Só que por vezes, pode ser tarde demais", revela.

Alcântara explica que a juventude faz com que o organismo tenha maior capacidade de suportar agressões, mas as conseqüências sempre serão sentidas, mesmo que tardiamente.


"Por último, o jovem precisa aprender que viver muito, sem qualidade, não é realmente vida, mas sim uma sobrevida. Afinal, quem quer alcançar a longevidade tendo que conviver diariamente com doenças incapacitantes? E digo com segurança que a maioria das pessoas adoece ou responde mal a tratamentos por não se cuidar direito", afirma o especialista.

Por Jessica Moraes

Comente