Deixe sua casa mais iluminada

Deixe sua casa mais iluminada

Quem não gosta de deixar uma casa mais iluminada, onde o sol possa bater mais e espalhar luz e alto astral pelo ambiente? Pois existem medidas simples que nem todo mundo conhece para clarear até os cômodos mais escuros. Além disso, uma casa mais iluminada fará suas lâmpadas ficarem apagadas por mais tempo, reduzindo os gastos com eletricidade. Se você está reformando e/ou redecorando então, sua casa pode mudar notavelmente!

Quem tem uma moradia própria e uma cozinha ao lado da sala, pode investir numa reforma: quebre a parede entre os dois cômodos e no lugar monte um balcão, estilo cozinha americana. A abertura permite que os raios solares invadam o espaço.

No corredor, substitua a parede de tijolos por blocos de vidro translúcidos. Dessa forma, o sol atravessa a área sem impedimentos. Elimine algumas portas que não têm tanta necessidade. A luz natural percorre mais cômodos. Em relação aos pisos da casa, prefira pisos de tons claros.

As janelas são itens fundamentais para trabalhar a iluminação da casa. Aposte em janelas bem grandes. Quanto maior forem, mais iluminada sua casa vai ficar. Mas opte por vidros translúcidos ao invés de vidros fumês ou escuros.

Evite também cortinas em modelos painel, que bloqueiam a entrada de luz. Prefira peças de renda ou tecidos leves. Você também pode escolher persianas, se gosta de espantar a claridade durante a noite. Você já viu cortinas de garrafas pet? A ideia inusitada faz com que o sol reflita por toda a casa.

Como fazer: corte o fundo das garrafas transparentes, em formato de pétalas. Fure duas ou três pétalas, interligando-as com fio de náilon até formar uma espécie de rede. O tamanho da cortina vai depender da largura da janela. Pendure a peça com o fundo da garrafa virado para o lado de dentro do ambiente. Veja exemplos no site da designer ambiental Michelle Brand.

Na decoração, evite móveis de madeira escura. Elas absorvem os raios solares que poderiam iluminar melhor o ambiente. Invista em peças de madeira clara ou que tenham pintura metálica. Aposte também em um espelho grande, posicionado em frente à sua janela. Ele vai refletir a luz, dando a sensação de ampliação do ambiente.


Quanto às paredes, evite pintar a casa toda com cores escuras, prefira cores claras. Se quiser usar um tom mais ousado para quebrar a monotonia, escolha uma parede pequena e pinte-a.

Por Jessica Moraes

Comente