Conviva bem com a solidão

conviva bem com a solidão

Em muitos momentos da nossa vida nos deparamos com a solidão. Seja pela ausência dos amigos, dos familiares, ou mesmo de um companheiro, a solidão muitas vezes surge sem avisar, o que acaba nos deprimindo. Mas a solidão pode ser uma boa aliada nessa hora. Ela tem o poder de nos obrigar a ficarmos sós e isso pode ser muito bom, se claro, formos para nós mesmos uma boa companhia.

Segundo a psicóloga e especialista em doenças psicossomáticas, Deise Lazari, quando estamos sós podemos refletir mais, sonhar os nossos sonhos sem a interferência dos outros. Se estamos deprimidos, temos que reverter essa situação, buscando possibilidades dentro de nós mesmos. Mesmo parecendo ser difícil, quando olhamos para dentro de nós e conseguimos encontrar alguma coisa, por menor que seja.

"Somos ‘treinados’ desde pequenos a olhar o que não deu certo, o que agrava qualquer situação. Uma criança é desde cedo levada a olhar com muita rigidez o que ela faz de errado, e quando cresce, continua fazendo assim. Ouvimos nossas mães dizerem: ‘Pense no que você fez de errado’, mas dificilmente ouvimos o contrário: ‘Olhe quantas coisas você já acertou’", diz a psicóloga.

Então, quando ficamos sozinhos continuamos fazendo o balanço dos nossos erros e isso deprime qualquer um. A solidão é boa quando vamos tomar decisões que mudarão o rumo das nossas vidas, por exemplo. É imprescindível que fiquemos sós, porque precisamos retomar nossa história e ver o que realmente queremos viver para termos forças para escolher com clareza. Isso só acontece na solidão.

Um problema é quando a pessoa toma decisões baseadas no que o outro pode achar. Essas pessoas sentem uma necessidade incrível de estar com alguém para perguntar: "O que você acha?". "O outro não tem que achar nada, porque a vida é de cada um", explica Deise.


Estando sozinha é possível refletir melhor, reorganizar os pensamentos, se valorizar mais, se conhecer melhor, enxergar mais facilmente a vida e as coisas simples que fazem parte dela.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: motivação bem estar solidão