Comprimido para quem tem medo de altura

comprimido contra o medo de altura

Já pensou tomar um comprimido que resolvesse os problemas de vertigens e pavor de lugares altos? Um estudo feito pela Universidade de Basel, na Suíça, apontou que comprimidos de hormônio do estresse, o cortisol, podem ajudar pessoas a superar o medo de altura.

Os pesquisadores fizeram testes em 40 pacientes que sofriam de medo de altura. Além dos comprimidos de cortisol e placebos, os pacientes também passaram por terapia comportamental.

Depois dos testes, os pesquisadores descobriram que os que receberam o cortisol junto com a terapia comportamental tinham registrado uma grande redução do medo.

Para o tratamento de fobias geralmente é aplicada uma forma específica de psicoterapia, a exposição do paciente de forma controlada a situações consideradas assustadoras, para diminuir de forma gradual o medo.


As pessoas que tinham recebido o comprimido de cortisol mostraram uma diminuição significativa no nível de ansiedade, em comparação com os pacientes que receberam o placebo.

Agora, os cientistas pretendem analisar os efeitos do cortisol junto com a psicoterapia no tratamento de outras fobias e ansiedades.

Por Jessica Moraes

Comente