Como cultivar o casamento

dicas para manter um bom casamento

Uma das coisas mais difíceis de lidar na vida é a convivência. E esse é um dos elementos principais do casamento. É preciso saber conviver e lidar com as adversidades, que são naturais ao longo da vida.

Mas, se existe um segredo para manter o casamento? Para a psicóloga Deise Lazari sim. "O segredo é a comunicação. Para resolver qualquer problema e saber o que o outro está passando e está sentindo, só o diálogo pode ajudar", explica.

Segundo ela, sem conversa não existe relacionamento, porque o parceiro não adivinha o que o outro está pensando; é preciso se expressar.

"As mulheres têm mais facilidade nesse quesito, já que, até por uma questão cultural, os homens são mais fechados. Mas é necessário que ambos trabalhem diariamente a relação, transpondo barreiras", afirma.

Pequenas ações no cotidiano também são peças fundamentais para quebrar a rotina e sempre reacender a chama do casal. "Bom humor e disposição são alavancas nesse processo. É necessário se mostrar presente. Quando o casal trata as dificuldades no dia a dia com bom humor, tudo fica mais fácil, e isso aproxima ainda mais os dois", garante a psicóloga.

É questão de "construir" a relação, dia após dia. Parceria, confiança e atitudes de cortesia e carinho são peças-chave para manter um casamento por muito anos, quem sabe até para a vida inteira.


"É importante demonstrar o quanto se gosta do parceiro. Hoje mesmo, por exemplo, tive uma atitude do meu marido que me alegrou muito. De manhã cedo ele escreveu no espelho "te amo", revela. Muitas vezes, são gestos assim que fazem toda a diferença na relação.

Por Jessica Moraes

Comente