Comece a dieta com o pé direito

Comece o ano emagrecendo

Com atitudes simples, vontade e um pouquinho de determinação, aquela sua meta de emagrecer a longo prazo durante o ano pode se antecipar e você emagrecer mais rápido do que pensa. Depende só de você, mas a gente dá um empurrãozinho com as dicas a seguir:

Capriche no café da manhã - Estudos novos confirmam a importância dessa refeição para a perda de peso. A refeição matinal rica em proteína e carboidrato estimula a secreção de hormônios que aumentam a saciedade e aceleram a queima de gordurinhas.

Faça compras - Segundo uma pesquisa da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, dá para gastar 155 calorias a cada 30 minutos empurrando o carrinho. Esse valor cresce se você acelerar o passo, percorrendo as gôndolas como se estivesse atrasada para um compromisso.

Cultive temperos em casa - Se morar em apartamento, plante vasos com temperos e coloque na varanda. Além de ter ervas frescas para acentuar o sabor dos pratos, a medida melhora sua silhueta. Você gasta, em média, 135 calorias por meia hora ao cavar, plantar, tirar as folhas velhas e regar, de acordo com estimativas da Escola Médica de Harvard.

Fuja das bebidas com açúcar - sabe quanto se consome de calorias sob a forma de refrigerantes, sucos e chás com açúcar? De 200 a 400 calorias extras por dia. Substituindo essas bebidas pelas versões sem açúcar, é possível você economizar, em média, 300 calorias.

Assista a filmes de terror - Eles produzem uma descarga de adrenalina que acelera as batidas do coração, reduz o apetite e leva o corpo a queimar mais calorias, constataram cientistas da Universidade de Westminster, na Grã- Bretanha.

Assista a filmes de comédia - Rir também emagrece. Bastam 15 minutos de boas risadas para detonar 40 calorias.

Beba antes das refeições - Dois copos de água de uma hora a 30 minutos antes do almoço e do jantar ajudam a saciar, daí a tendência é comer menos, segundo uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Mastigue bem - Comer devagar emagrece. Então, reserve 30 minutos no mínimo para as refeições principais.

Namore mais - O sexo pode ser um ótimo exercício desde as preliminares. O beijo na boca requisita 34 músculos da face e consome 2 calorias por minuto (120 por hora!), segundo pesquisa da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos. Na soma final, a relação sexual consome cerca de 250 calorias em meia hora.

Veja menos TV - Reduzir pela metade o tempo diante da telinha pode estimular a queima de 120 calorias extras por dia, revelou um estudo da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Ao sair do sofá, a tendência é você se dedicar a tarefas mais ativas.

Leia o rótulo - As mulheres que conferem o rótulo dos alimentos são mais magras do que as que não têm esse costume, verificou um time de cientistas internacionais. Eles analisaram mais de 25 mil dados sobre saúde, alimentação e hábitos de consumo coletados por vários institutos de saúde dos Estados Unidos.

Levante da cadeira - O longo tempo parado reduz o metabolismo e aumenta em até 112% o risco da doença. Para preveni-la e estimular seu corpo a usar mais energia, procure a cada hora ficar cinco minutos em pé: vá ao banheiro, tome um café.

Durma bem - Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, notaram que dormir menos de seis horas por noite desequilibra a produção de hormônios. Daí crescem os níveis dos que despertam o apetite (caso da grelina) e caem as taxas dos que elevam o gasto energético (como a leptina). Resultado: maior tendência a engordar. Para manter o metabolismo em dia, procure ter horários certos para dormir e levantar, descansando o suficiente.

Por Jessica Moraes

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