Chacras: o que são, principais chacras e como funcionam

Fátima Gomes explica tudo sobre chacras
chacras significado

Istock

A palavra chacra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro ou plexo. É percebida por clarividentes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais do nosso corpo. Cada chacra possui significado, cor, mantra e elemento específicos, que estimulam seu movimento. Estão associados às glândulas e funcionam como centros de captação e distribuição de energia.  Os sete principais Chacras ficam localizados ao longo da coluna vertebral e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris.

 Para compreender como funciona o nosso organismo e porque em algumas situações da vida não entendemos algumas atitudes ou situações, é importante saber o significado dos chacras. Em um corpo saudável, todos giram em grande velocidade ininterruptamente, permitindo que a energia vital flua através do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado, resultando em envelhecimento ou doença. Há chacras que desempenham importantes papéis no corpo. Alguns são mais importantes que outros. Existem os principais e os secundários. Esses últimos são considerados assim por não estarem associados às glândulas endócrinas. Dois exemplos deles são o chacra esplênico (ligado ao baço) e o chacra do fígado. 


 OS SETE PRINCIPAIS CHACRAS

Os sete chacras principais do corpo são, de baixo para cima: Básico, Sexual, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Todos eles estão associados ao sistema endócrino do corpo humano, e cada um deles está associado a uma glândula específica.

Do ponto de vista espiritual, cada chacra traz consigo uma missão a ser cumprida pelo homem. A vibração de cada um dos chacras também indica se a pessoa está bem ou não em cada parte do corpo e em cada setor da sua vida. Um chacra que vibra em excesso está hiperativo, ou que vibra menos do que o normal, hipoativo, está em desequilíbrio.

CORONÁRIO

GLÂNDULA: Pineal

SIGNIFICADO DO CHAKRA: Está ligado às funções do cérebro, assim como do divino. O “lótus de mil pétalas” da terminologia oriental está no alto da cabeça, com cores das mais diversos matizes e atividade intensa.

 FRONTAL

GLÂNDULA: Pituitária ou hipófise

SIGNIFICADO DO CHAKRA: Localizado na fronte, entre as sobrancelhas, compõe-se de 48 raios, dividido em duas porções. É o chakra da intuição e da criatividade. 

LARÍNGEO

GLÂNDULA: Tireoide

SIGNIFICADO DO CHAKRA: Situado sobre a garganta, esse chakra tem faixas de frequências energéticas distribuídas pelos dezesseis raios que o compõem. Exerce influência no controle do metabolismo e na comunicação em geral. 

CARDÍACO

GLÂNDULA: Timo

SIGNIFICADO DO CHACRA: Responsável pelo equilíbrio e intercâmbio das emoções (sentimentos). Sobre o coração, é dourado brilhante e se divide em doze partes ou raios. ESPLÊNICO OU PLEXO SOLAR

GLÂNDULA: Baço

SIGNIFICADO DO CHACRA: Regula a entrada do prâna no duplo etérico do homem. Localizado sobre o baço, está ligado a digestão, emoções e metabolismo. 

UMBILICAL

GLÂNDULA: Suprarrenais (pâncreas)

SIGNIFICADO DO CHACRA: Situado sobre o umbigo, tem dez raios e está ligado à fisiologia da alma, ao campo das emoções, a sentimentos primários e também ao sistema nervoso, razão pela qual as emoções violentas paralisam a digestão e repercutem sobre o fígado.

 BÁSICO

GLÂNDULA: Suprarrenal

SIGNIFICADO DO CHACRA: Situado na base da coluna vertebral, abaixo do órgão sexual, é o principal modelador dos estímulos da vida orgânica e espiritual do homem. Este chacra tem uma energia chamada “fogo serpentino” ou “kundalini”, que, em forma de serpente, sobe ao longo do corpo vitalizando os outros chacras. 

Por Fátima Gomes

Redes Sociais da autora:

Whatsapps:+ 56 988496956

Facebook: /fatimagomes.net/

Twitter: @Fatimagomesbr

Play Store: goo.gl/LyRd5c

Comente

Assuntos relacionados: Colunista Fátima Gomes