Brincadeiras para as festas juninas

festas juninas

Foto - Shutterstock

Hoje em dia tem quermesse sem fogueira, sem pau de sebo e sem balão, em virtudes dos espaços pequenos e pouco seguros das cidades grandes. Mas nem por isso o arraial da criançada deve ser menos divertido. Existem opções de brincadeiras que vão entreter a garotada e deixar a festa junina mais animada que muitas outras!

Barraquinhas - mesmo que o espaço seja limitado, procure dividir os ambientes como se fossem barraquinhas, para que a decoração siga o estilo de uma quermesse. Escreva os nomes das brincadeiras em cartolinas e fixe-as em mesas que servirão como divisórias. A dica é adaptar brincadeiras e jogos ao tema caipira, incluindo elementos e símbolos da roça.

Cadeia - Escolha um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Sorteia-se um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e, paga uma prenda para ser solto, ou seja, mostra uma habilidade, que pode ser: cantar, dançar, recitar ou fazer uma imitação, por exemplo.

Boca do caipira - O princípio é o mesmo do tiro ao alvo. Imprima e cole sobre uma cartolina a figura de um caipira com a boca aberta, o Chico Bento, por exemplo. Recorte a boca do personagem, de maneira que fique uma abertura generosa onde os participantes deverão acertar as bolinhas, que podem ser laranjas, para representar goiabas. Desenhe uma linha no chão para marcar o espaço que os participantes devem ficar distantes da figura. O ideal é que a distância seja suficiente para tornar o acerto possível, porém não muito fácil.

Jogo das argolas - Encha com água garrafas plásticas grandes de refrigerante e aperte bem as tampas. Arrume as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metro de distância. Cada participante recebe cinco argolas para fazer cinco tentativas. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas.

Corrida do ovo na colher - Marque um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com a boca uma colher com um ovo em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo.

Pesca da maçã - Sobre uma mesa, coloque uma bacia com água filtrada e maçãs boiando. Cada participante deve colocar as mãos nas costas e inclinar-se sobre a bacia e morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde.

Rabo do burro - Desenhe o animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande, já destacada. De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.

Pescaria - Recorte peixes em cartolina e numere-os. Faça um corte no lugar da boca do peixe e prenda um clipe ali, parecerá uma argola. Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os peixes numa grande bacia com areia. Ganha um brinde quem pescar o peixe com o número de maior valor.

Correio elegante - É o serviço de entrega de bilhetes durante a festa. A mensagem é escrita num cartão ou papel colorido. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. Pode-se também levar alguns cartões prontos, com frases amorosas ou engraçadas.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: brincadeiras festa junina customização