A importância da amizade

A importância da amizade

A amizade faz bem para o coração e para a saúde. Afinal, os amigos tornam mais fácil a superação dos problemas, nos acolhe, nos afasta da solidão, nos faz rir e nos aconselha quando é necessário.

A psicóloga Mônica Azevedo assina embaixo. "Amigos são essenciais na nossa vida. É aquela pessoa que nos ouve, sabe o que é importante para nós, mas que também fala coisas que não queremos ouvir, que nos dá puxões de orelha quando necessário", afirma.

"Para mantermos um amigo, é importante sabermos que a amizade é troca, é compartilhar, e não somente uma via de mão única", explica. "Muitas pessoas fazem do amigo um ‘orelhão’ e na hora de dar um pouco de si, simplesmente ignoram. O egoísmo maltrata a amizade, amizade significa ceder e até abrir mão de algo pelo outro", acrescenta a psicóloga.


"Amigo chora com você as desventuras, mas também vibra com suas conquistas. E torcer pela vitória do outro nem sempre é fácil, principalmente se a sua vida não estiver legal", ressalta.

Nesse dia do amigo, dia 20 de julho, aproveite a ocasião para rever os seus amigos, dar um abraço e se mostrar presente em todos os momentos, bons e ruins. Mônica destaca a importância da "mão dupla": todos nós temos as nossas carências e para receber, é importante aprender a dar.

Por Jessica Moraes

Comente