6 comportamentos que parecem negativos, mas não são

Veja quais comportamentos são evitados, mas no fundo, fazem bem
comportamentos-saudáveis

Foto - Shutterstock

O comportamento mais saudável é simplesmente o autêntico. No entanto, muitas vezes, o evitamos, achando o contrário disso. Alguns comportamentos que são vistos como negativos, no fundo podem ser bem saudáveis. Veja quais são:

1. Raiva

A raiva é algo que muitos de nós evita expressar, mesmo que possa ser libertadora. Estar com raiva e expressá-la de forma saudável pode criar uma mudança positiva e poderosa em nossas vidas. A raiva é simplesmente um tipo de energia emocional que se ergue em nós quando fomos injustiçados. Essa energia é necessária para desmanchar a situação inadequada que causou o nosso sofrimento. Evitar sentir raiva pode acarretar maiores problemas, como a depressão. 

2. Sentir-se perdida na vida

Não saber o que queremos da vida nos faz prestar atenção para o momento e para os nossos instintos. Se você já se perdeu em uma cidade grande ou em uma terra estrangeira, você provavelmente também fez algumas descobertas maravilhosas, enquanto tentava encontrar seu caminho. O mesmo serve para a vida.  Estar perdido agora não significa que você vai ser perdida para sempre. Significa simplesmente que você está tomando o seu tempo a encontrar o seu caminho, e também permitindo que o mundo ao seu redor dê entrada em um caminho que é melhor para você.

3. Chorar

Chorar, assim como a raiva, é uma resposta emocional saudável para determinadas situações. Essas lágrimas podem ser lágrimas de perda, mas também de alegria. Quando choramos, ajudamos nossa psique a liberar energia que, se fôssemos para segurar, poderiam tornar-se tóxica ou nos tornar frustradas e amarguradas. Chorar também suaviza nossas personalidades, bem como a nossa aparência para o mundo exterior, deixando os outros saberem o que sentimos.

4. Estar sozinho

Estar sozinha não tem que ser visto de uma forma negativa e, muitas vezes, pode significar que estamos apenas cortando algumas das atividades sociais que não são necessárias, para mergulhar em um nível mais profundo de nosso ser. É verdade que existem algumas situações em que o isolamento pode ser motivo de preocupação, mas lembre-se também que muitos dos maiores artistas, escritores e pensadores encontram inspiração suprema na solidão. Às vezes só precisamos desligar os estímulos externos e estar com nós mesmas.

5. Não escutar 

Não ouvir os outros pode ser visto como uma forma anti-social ou até mesmo arrogante de comportamento. No entanto, manter o seu olhar em uma visão forte, por vezes, pode mantê-la afastada de opiniões que a interferem de maneira negativa. Seja sábio e saiba quando a ouvir os outros. Se a campainha interna diz para seguir seu instinto, confie nele.  

6. Quebrar as regras

Quebrar as regras, por vezes, pode melhorar a sua vida, assim como a vida dos outros. As regras são feitas por pessoas, e nenhum de nós é perfeito. Assim, a confiança está em sua própria capacidade de encontrar o coração por trás da regra e, em seguida, decidir por si mesmo se essa regra promove o bem maior.  Alguns dos grandes infratores do mundo eram Gandhi, John Lennon, e Martin Luther King Jr. Não tenha medo de ser como eles.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: comportamentos destrutivos