5 motivos para começar a se doar agora

Saiba porquê fazer o bem faz bem e como é fácil ajudar alguém nesse exato momento
ajudar faz bem

foto: iStock/LucyImogen

Passamos nossa vida criando metas para nós mesmos. Ter o corpo dos sonhos, comprar uma casa, escrever um livro, viajar pelo mundo, formar uma família, ser bem-sucedido profissionalmente, plantar uma árvore. E só lá mais pra frente, quando tudo na nossa vida estiver “endireitado” e tivermos uma condição financeira bem melhor no futuro do que hoje, aí sim poderemos ajudar alguém ou uma instituição de caridade, adotar uma criança, etc.


Mas a gente não sabe o que o futuro nos reserva. Só que todos os dias a vida nos mostra que é possível realizar nossas metas agora, inclusive na hora de ajudar. 

Diariamente vemos notícias de pessoas desabrigadas, passando fome, doentes, ou que passaram por perdas irreparáveis. O terremoto no Nepal, por exemplo. Quantas pessoas perderam suas famílias, seus lares, tudo o que tinham, e quase perderam a própria vida? Elas não pensam no futuro. Elas pensam no agora. Então porque ajudar no futuro se você pode fazer a diferença agora? Já parou pra pensar nisso?

A gente não quer deixar só a reflexão. Nosso intuito é oferecer um meio para que você possa ajudar, afinal, fazer o bem faz bem. Veja 5 motivos para começar a se doar mais:

1 - fazer o bem libera substâncias no cérebro que dão a sensação de prazer e alegria;

2 - fazer o bem ao outro proporciona satisfação pessoal, que muitas vezes um casamento ou uma carreira bem-sucedida nem sempre oferecem;

3 - ajudar alguém também proporciona autoconfiança, já que a pessoa se sente capaz, competente e importante;

4 - fazer o bem tira o nosso foco dos problemas pessoais e do nosso mundinho individualista, enxergando muito além dele e tendo uma percepção maior do que realmente é um problema;

5 - a lei da ação e reação se aplica no ato de ajudar o próximo. Tudo o que você faz, volta para você. E o ato de fazer o bem já lhe faz bem por si só, estimule essa atitude!

E o melhor momento de se doar é agora. Não é necessário desculpas para não fazê-lo já. Está sem tempo? Não te problema, há uma série de outras pessoas trabalhando para fazer o bem. A Unicef conta com equipes no Nepal para ajudar as crianças e suas famílias que estão desabrigadas por causa do terremoto.  

Tudo o que você precisa é acessar o link da Unicef e fazer sua doação, de qualquer valor que for possível. Não importa a quantia, importa a intenção de fazer o bem, se sentir no lugar delas e, como diria Gandhi, de querer ser a mudança que você quer ver no mundo.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: motivação