5 formas de ajudar as pessoas de Aleppo, na Síria

Diariamente novos vídeos e mensagens revelam de dentro do cenário o horror da situação síria. Veja como ajudar!
aleppo síria

REUTERS

Todos sabem que a cidade de Aleppo, a segunda maior da Síria, tem sido um dos principais campos de batalha entre forças do governo e os rebeldes que querem tirar o ditador Bahsar al-Assad do poder. Em novembro, as tropas governamentais lançaram um novo ataque e rapidamente retomaram o poder de quase toda a cidade. Nas últimas semanas, elas conseguiram confinar os rebeldes em poucos bairros.


Mais de 300 mil pessoas já morreram no conflito, e diariamente novos vídeos e mensagens revelam de dentro do cenário o horror da situação síria. Há ainda em torno de 50 mil pessoas presas na cidade, e a dor de ver os relatos e pedidos de socorro é ampliada pela sensação de impotência que esse tipo de conflito traz ao resto do mundo – que não pode simplesmente lamentar o horror humano que acontece no país. 

Se você quer ajudar mas não sabe como, veja abaixo organizações que você pode apoiar e participar:

UNHCR

UNHCR

A UNHCR, the UN Refugee Agency, agência da ONU para regufiados, tem programas destinados especialmente à mulheres refugiadas no Brasil e no Mundo. Eles trabalham com as mulheres refugiadas e deslocadas internas nas Américas com o objetivo de melhorar sua integração nas comunidades de acolhida, tanto em ambientes urbanos quanto rurais, promovendo seu emponderamento e a eliminação da violência sexual e de gênero.  Conheça mais aqui no site oficial.

International Rescue Committee

aleppo síria

Al Jazeera

A International Rescue Committee busca manter agentes o mais próximos possível de famílias em situação de guerra e mantém uma página sobre como ajudar confira no site.

Save The Children

aleppo síria

Reprodução

A ONG Save The Children abriu um link direto de doações e notícias sobre as crianças de Aleppo. Confira aqui e ajude!

Caritas Brasileira

caritas brasileira

Com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Caritas Brasileira é uma fonte direta para contatar e ajudar famílias refugiadas da Síria e de outros países aqui no Brasil. Saiba mais através do site oficial.

Médicos Sem Fronteira

aleppo síria

AFP

Uma das maiores organizações humanitárias do mundo, os Médicos Sem Fronteira também estão presentes na Síria, oferecendo locais para assistência médica, equipamento de atendimento, remédios e, onde ainda é possível, equipe de salvamento. Para ajuda-los, basta acessar o site e contribuir. 

Por Thamirys Teixeira

Comente