5 dicas para ter mais tempo para você em 2013

5 dicas para ter mais tempo para você em 2013

Foto: John Smith/Corbis

Uma das resoluções para o novo ano é ter mais tempo para si? Se você acha que os dias estão passando cada vez mais rápido e que, quando o assunto é lazer, nunca tem tempo para fazer o que se propôs, o ano está apenas começando e é possível fazer tudo diferente.

De acordo com o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, tempo é uma ciência e, aplicando a metodologia certa, você terá (mais cedo ou mais tarde) resultados positivos. Se você, assim como a maioria das pessoas, desiste no meio do caminho e nunca vê os efeitos de suas ações, chegou a hora de virar esse jogo.

Para colocar em primeiro plano a gestão da pessoa mais importante da sua vida: você!, Barbosa dá cinco dicas que são tiro e queda para aproveitar melhor o seu tempo e se dedicar a tarefas pessoais.

Coloque você na agenda - Crie compromissos e tarefas relacionados à sua vida. Planeje ações que possam satisfazer o seu eu, coisas que gosta e que vão fazer você se sentir bem e mais energizado. Estipule um horário na sua agenda e faça uma reunião com você. "Leve esse o ‘Eu S.A.’ para passear, assistir aquele filme, ouvir aquela música ou apenas escutar o que ele quer dizer de importante", ensina o especialista.

Limite seu horário de trabalho - Assuma o compromisso de ser produtivo e eficaz nas suas horas de trabalho, para isso seja focado e organizado. Comece compreendendo que o equilíbrio entre pessoal e profissional está relacionado a viver seu tempo com sabedoria. "Se ficar tempo demais em uma determinada área da vida, outras áreas ficarão deficientes. Tenha autodisciplina e limite MSN, facebook, entre outros", aponta.

Escreva suas principais metas - Quem tem um propósito na vida caminha com passos mais firmes e não perde tempo. A vida e o nosso tempo só começa a ter sentido quando temos uma direção a seguir. Quais são os seus sonhos? Sempre há tempo de começar, ou de recomeçar. Estabeleça metas claras tanto pessoais quanto profissionais, isso ajuda a ter atividades mais pertinentes e ações mais focadas nos resultados. Indivíduos que possuem metas são mais produtivos. Crie ações para atingi-las e coloque em sua agenda "Escrever dá forma aos nossos sonhos e permite que reflitamos sobre o que verdadeiramente é importante em nossa vida", explica o gestor.

Ache um hobby - Encontrar algo que gostamos muito de fazer nos dá mais disposição e energia para enfrentar o dia-a-dia. É como o filósofo chinês Confúcio dizia: ‘Escolha um trabalho que você ama e nunca mais irá trabalhar na vida’. Se você ainda não escolheu um trabalho que ame, comece escolhendo um hobby.

Primeiro você depois os outros - Quando você começa a realizar suas prioridades, alcançar suas metas e viver seu tempo focado no importante percebe como sua disposição e energia aumentam. A verdade é que só conseguimos ajudar os outros quando ajudamos primeiro a nós mesmos. Por isso, para ter mais tempo, comece fazendo coisas que gosta e que trazem resultado, assim terá mais tempo para viver os acontecimentos importantes da sua vida.

Por Paula Perdiz

Comente