5 dicas para lidar melhor com a TPM

tpm

foto - Shutterstock

Infelizmente uma vez ao mês, nós mulheres somos vítimas dos ataques da Tensão Pré-Menstrual, a TPM. As alterações do período são diversas, desde sintomas físicos como cólicas e dores de cabeça a psíquicos como tristeza profunda.

Segundo estudo realizado pela Unicamp, 80% das brasileiras sofrem ou já sofreram com a síndrome disfórica pré menstrual Cada mulher reage de uma maneira, mas os sintomas estão diretamente ligados ao estilo e qualidade de vida de cada uma.

Veja seis dicas de como se preparar para driblar a TPM segundo Douglas Motta Calderoni, médico psiquiatra, especialista em ansiedade e comportamento humano:

1. Pratique exercícios físicos:

Eles ajudam a reduzir sintomas de depressão e ansiedade devido à liberação da endorfina (hormônio do prazer). Nesta fase, apesar de ser mais difícil, é importante a atividade física para redução dos sintomas relacionados a TPM.

2. Tenha bons hábitos alimentares

Assim o corpo entra em equilíbrio com a mente e os sintomas da TPM diminuem drasticamente. Outra indicação é reduzir a ingestão de cafeína, sal, açúcar e evitar excesso de bebidas alcoólicas durante o período menstrual.

3. Não tenha medo da TPM!

Não guarde dentro de você o medo deste período como se fosse algo que você não fosse capaz de controlar. Trata-se de uma fase importante para a mulher, se você possui dúvidas quanto ao ciclo menstrual e a TPM procure seu médico para ajudá-la a compreender os medos e enfrentar esta fase.

4. Procure ter um estilo de vida mais leve

Os problemas fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa e, acredite, você não é a única que precisa lidar com situações de risco durante o mês. Mude a sua postura diante disto, aprenda com os erros e encare com maturidade cada obstáculo.

5. Respeite seus limites

A mulher atual exerce diferentes papéis dentro da sociedade, sendo os principais: ser profissional, mãe e esposa. Para evitar estresse e acúmulo de atividades imponha limites em todas essas mulheres que você é e lembre-se que antes de tudo isso vem você mesma!

Com a prática de todas as dicas, a mulher passa a ter um dia a dia mais tranquilo e os sintomas da TPM tornam-se mais brandos ou até mesmo inexistentes. É um exercício diário de ser mulher!


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: hormônios tpm ansiedade