10 pensamentos TÓXICOS que estão bloqueando sua felicidade

Veja aqui uma lista de pensamentos que podem estar sabotando seus sorrisos de acordo com psicólogo
pensamentos tóxicos

Sua felicidade também depende de você e dos seus pensamentos! Foto: Istock

Você já ouviu falar em auto sabotagem? Depreciar a si mesmo, desacreditar em si e fazer de tudo para se colocar para baixo está entre os grandes problemas do dia a dia de pessoas que, apesar de buscar a felicidade, não se acham merecedoras dela. A auto sabotagem é um problema sério que precisa ser trabalhado com um psicoterapeuta para gerar uma saúde mental melhor, com menos preocupações e mais autoconhecimento.

De acordo com o psicoterapeuta Psicoterapeuta Thiago Santos (CRP 06/135695), existem alguns pensamentos frequentes que podem ser completamente tóxicos para a saúde mental. Evitar reforçar esses pensamentos é um dos passos para alcançar uma vida com mais qualidade, plenitude e felicidade! Confira os pensamentos pontuados pelo profissional e saiba por que eles não fazem bem:


1# “Eu preciso ser bom em tudo!”

"Pessoas que pensam dessa forma exigem cobram-se excessivamente, o que pode gerar alto nível de estresse e ansiedade. Ninguém é 100% em tudo. É mais saudável descobrir suas potencialidades e investir nisso do que buscar uma perfeição em todas as coisas", pontua.

2# “Devo agradar a todos”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

"No dia-a-dia é normal encontrarmos pessoas cujas personalidades combinam com a nossa e que compartilham dos mesmos interesses que os nossos. Contudo, também há pessoas que tem visões de mundo muito diferentes das nossas, bem como interesses diversos. Agradamos a alguns, desagradamos a outros". 

3# “Sou burro (a)!”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

O que é ser inteligente, afinal? Thiago Santos explica: " O conceito de inteligência já foi revisto pela ciência, e hoje se fala em inteligências múltiplas, tais como a lógico-matemática, linguística, cinestésica e interpessoal", explica. De acordo com o profissional, uma pessoa pode ter muitas habilidades para esportes, mas ter muitas dificuldades em cálculos matemáticos, por exemplo. 

4# “É tudo culpa minha!”

pensamentos tóxicos

Sua felicidade também depende de você e dos seus pensamentos! Foto: Istock

"Cuidado com a personalização de todos os eventos ruins que ocorrem na sua vida! Você pode ser responsável por algumas situações, mas não necessariamente o único responsável", orienta.

5# “E se eu tivesse feito isso ao invés daquilo?”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

"Não existe o “e se...”. Existe o que de fato aconteceu. Ficar remoendo o passado, culpando-se infinitamente e olhando excessivamente para aquilo que não pode mais ser modificado, consome uma energia que pode ser empregada para mudar o futuro", explica.

6# “Minha vida é um inferno. Está tudo ruim.”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

É importante evitar as generalizações. "A todo tempo estamos utilizando óculos para enxergar a vida. Às vezes, só conseguimos ver situações ruins porque nos acostumamos a isso, porque estamos com lentes que nos permitem apenas isso." 

7# “Nem vou tentar, nunca consigo mesmo!”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

Pensar de forma pessimista nos paralisa, diminui a nossa motivação para empreender projetos e arriscar novas ações. "Quando pensamos de modo otimista alcançamos mais força interior e mais motivação para batalhar por nossos objetivos", diz o psicoterapeuta.

8# “As pessoas não prestam mesmo!”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

"De novo as generalizações; É preciso ter cuidado com elas! Por mais que você tenha conhecido pessoas desagradáveis e tenha se decepcionado, há muitas outras que podem te surpreender positivamente."

9# “Se eu der tudo de mim, o relacionamento vai durar!”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

De acordo com Thiago Santos, a reciprocidade deve ser a lei que rege todo relacionamento. "Ambas as pessoas envolvidas devem se doar em pé de igualdade, para que a relação seja positiva. Além disso, nunca temos controle total sobre o outro, que é livre."

10# “Tenho que ser produtivo a todo instante, não tenho tempo a perder!”

pensamentos tóxicos

Foto: Istock

"É muito bom ser produtivo e conseguir realizar grandes feitos, mas momentos de lazer e ociosidade são fundamentais para se recarregar as energias e manter o nível de satisfação com a vida em alta. Produtividade em excesso pode levar ao estresse ou a crises de ansiedade", finaliza.

Serviço:

Psicoterapeuta Thiago Santos

Facebook: ThiagoSanPsi

Telefone: (13)98846-3499

Endereço do consultório: Rua Dr. Luís de Farias, 52, cj. 21 - Gonzaga - Santos/SP

Por Thamirys Teixeira

Comente