10 hábitos saudáveis que você deve adotar

hábitos saudáveis

O organismo tem o potencial de ajudar no tratamento de todas as doenças, mas para isso ele precisa do seu esforço. O médico homeopata Ícaro Alcântara é quem explica: "Através de hábitos saudáveis, o corpo e a mente irão se fortalecer para combater as doenças agindo nas suas causas, assim eliminando ou melhorando sintomas de forma natural, mas duradoura e efetiva".

Para isso, Alcântara trouxe os dez hábitos fundamentais para uma melhor qualidade de vida e saúde:

1 - Beba água de uma em um hora

A maior parte do corpo é constituída por água, ou seja, na falta dela, tudo fica prejudicado e funciona pior. Água deve ser ingerida várias vezes por dia, mais que três litros (para um adulto). A falta de água está envolvida em praticamente todas as doenças e sintomas, desde obesidade e dores de cabeça até pressão alta, inflamações e doenças circulatórias em geral.

2 - Alimente-se de três em três horas

Os alimentos trazem energia e "matéria-prima" para nosso organismo reconstruir-se. Por isso, ele precisa receber estes nutrientes, em variada qualidade e no máximo de três em três horas. Quem passa muito tempo sem comer funciona como um carro com problemas de combustível: simplesmente não anda direito.

3 - Coma fibras pelo menos duas vezes dia

Folhas verdes, frutas, cereais, granolas, brotos, cogumelos e similares são ricos em fibras e devem ser consumidos todos os dias. Por que são importantes? Porque ajudam a "limpar" nosso organismo por dentro e nenhum intestino funciona direito sem eles.

4 - Pratique exercícios pelo menos 3 vezes por semana, por mais de 30 minutos por vez

O exercício físico regular (caminhadas, ginástica, pedalar, etc) melhora a circulação do sangue, o que ajuda o coração na sua função e evita as piores conseqüências dos "entupimentos" de veias e artérias: aumento de pressão, tromboses, embolias, infartos e "derrames". Também ajuda a respirar melhor e ganhar mais músculos, necessários a uma "melhor idade" mais saudável. Só observe que é mais seguro buscar avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.

5 - Mantenha uma postura positiva e pró-ativa

O pensamento negativo prejudica o funcionamento de vários sistemas do corpo; o positivo, ao contrário, ajuda.

6 - Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários, seguindo suas orientações

A consulta regular permite identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes, adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenho maior chance de alcançar os efeitos desejados.

7 - Cuide do seu sono

É durante o sono que seu corpo e sua mente recuperam-se do dia que passou e preparam-se para enfrentar o próximo, fixando memórias, repondo nutrientes, selecionando o que é necessário e o que precisa ser eliminado. Quem não dorme direito, portanto, está adoecendo aos poucos. Prefira dormir no escuro, em um ambiente tranqüilo e horas suficientes.

8 - Evite excessos

O excesso de qualquer coisa faz mal; sempre. Por isso, excessos devem ser ocasionais e são melhor tolerados (fazem menos mal) pelo organismo que é bem cuidado no seu dia-a-dia. Por exemplo: mais que 2 xícaras de café expresso por dia podem causar muitos sintomas, como: aumento da pressão sangüínea, gastrite, má absorção do cálcio e mau funcionamento intestinal.

9 - Respire direito

A vida rápida e estressante de hoje em dia tem feito com que respiremos cada vez mais superficialmente e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o nosso organismo; e este gás é fundamental para o bom funcionamento de corpo e mente. Lembre-se sempre que temos três "combustíveis" para funcionar: o ar que respiramos, a comida que comemos e a água que bebemos; problemas com qualquer deles fará com que adoeçamos.

10 - Reduza seu estresse

O estresse é uma das maiores causas de doença dos "tempos modernos". Para combatê-lo, quatro dicas básicas: planeje-se e seja menos "pego desprevenido" pelos imprevistos; foque sua energia na ação para resolver problemas e não em ficar remoendo os problemas em si; evite fazer "tempestade em copo d’água", já que isto consome sua energia e pouco resolve; mantenha atividades regulares de lazer, afinal até uma máquina tem que ser desligada periodicamente para "esfriar", não?

"Se você promover o máximo possível destes hábitos em sua vida diária, terá mais saúde e um organismo capaz de responder aos tantos fatores de desequilíbrio a que estamos expostos diariamente. Resultado? Menos doenças e bem mais qualidade de vida e bem-estar", aconselha o especialista.

Por Jessica Moraes

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