6 dicas para aproveitar melhor o Eclipse Solar

Nos dias anteriores ao eclipse, reserve pelos menos 30 minutos para fazer uma prática de relaxamento ou meditação focada no seu bem-estar
eclipse solar

Foto - Reprodução

Sabe aqueles momentos em que você sente que precisa fazer uma mudança importante em sua vida? E, embora saiba disso, vai adiando e adiando as atitudes que precisa tomar? Tenho certeza de que todos nós já passamos por isso e tenho uma boa notícia: o céu está conspirando para que você faça a sua transformação. Isso porque na madrugada de 8 para 9 de março de 2016, ocorrerá o eclipse solar total a 18 graus do signo de Peixes.

O eclipse solar total acontece quando a Lua fica posicionada entre a Terra e o Sol, cobrindo completamente o astro rei e ofuscando a sua luz. Ou seja, a luz do Sol fica eclipsada, pois é coberta pela Lua. Esse fenômeno faz com que, em certos pontos do planeta Terra, o dia se torne noite. No caso do eclipse de 9 de março, isso acontecerá em parte da Austrália e no Sudeste da Ásia. Porém, os efeitos do eclipse, astrologicamente falando, tendem a ser sentidos em todo o mundo. 


Como a luz do sol é escondida em um eclipse solar total, e na astrologia o Sol representa a consciência do indivíduo, o nível de contato de cada um com sua essência pode diminuir, dando lugar às emoções mais intensas e aos instintos (que são representados pela Lua). Assim, pode acontecer extremismo nos sentimentos e um certo exagero nas reações motivadas apenas pelas emoções. Por outro lado, pode vir à tona o lado intuitivo, carinhoso e maternal. Tudo vai depender da maneira como cada um utiliza essa energia disponível no eclipse.

Mas o ponto principal a ser observado nos eclipses é o seu potencial de virada, de culminância, de ápice de situações que já estão sendo vividas há algum tempo e que precisam de definição. Por isso, é fundamental observar que área da sua vida está pedindo transformações, reavaliações e mudanças para que seja possível direcionar essa poderosa energia para este setor. Situações e pessoas do passado podem ressurgir para você reavaliar o que foi decidido anteriormente.

Sempre digo que o mais importante na Astrologia é tirar proveito do que os acontecimentos do céu oferecem para criar o que se deseja para si e evoluir como ser humano. Portanto, o eclipse pode ser sim um grande desafio e até gerar estresse em quem resistir às mudanças apontadas por este momento. Mas é uma oportunidade de crescimento para quem estiver disposto a deixar ir o que não faz mais sentido e se abrir para o novo (mesmo que este novo traga medo e insegurança).

Para ajudar você a se preparar para aproveitar melhor o eclipse solar, seguem algumas dicas essenciais:

1 - Nos dias anteriores ao eclipse, reserve pelos menos 30 minutos para fazer uma prática de relaxamento ou meditação focada no seu bem-estar. Em um local tranquilo e onde você não seja interrompido, coloque uma música suave ou um mantra de sua preferência, sente-se de forma confortável, feche os olhos e simplesmente relaxe. Observe as emoções e pensamentos que vierem à tona mas não se apegue a eles, deixe-os ir. Observe também a sua respiração e procure inspirar profundamente e soltar o ar devagar. Não se preocupe em visualizar algum desejo ou em resolver questões que possam estar lhe afligindo, somente concentre-se em você e sinta o conforto de se conectar com a sua luz interna.

2 - Evite se envolver em discussões, brigas ou disputas. Caso passe por alguma situação de atrito ou de estresse, procure se interiorizar e lembrar de que não é o momento para forçar soluções e que, como as pessoas tendem a ficarem mais sensíveis e estressadas neste período, qualquer fagulha pode provocar uma situação mais complicada. Portanto, opte por uma atitude conciliadora. Também evite estar no limite de situações, quando o eclipse se aproxima é bom ter algum tempo e espaço para mover-se, não deixando nada para a última hora.

3 - Cuide também do seu bem-estar físico, seja moderando nas atividades físicas ou preferindo alimentos mais leves. Nesta fase, a vitalidade tende a cair e é importante estar atento para não gerar um esforço físico a mais e comprometer a saúde. Priorizar uma boa noite de sono também ajudará muito.

4 - Observe quais hábitos você já transformou para melhor em sua vida e que gostaria de manter. Como o eclipse solar traz de volta o passado, pode ser que você sinta a tentação de voltar ao que já foi superado. Esteja atento para não retornar ao que não quer mais.

5 - No dia do eclipse, repita o relaxamento e a meditação do item 1, mas dessa vez foque em agradecer a tudo o que viveu, reverencie o seu passado como um aprendizado (porém, sem apego) e mentalize você se abrindo para o novo, estando disponível para receber o que precisa.

6 - Se você conhece o seu Mapa Astral Natal, observe em que casa está posicionado o signo de Peixes, pois é nesta área da vida que o eclipse vai ser mais significativo para você.

O eclipse solar é um momento que pede observação das próprias emoções e equilíbrio interior. Se você pretende fazer uma mudança em alguma área da sua vida que já vem pedindo atitude há tempos, olhe para o passado com aceitação e respeito, pois só perdoando o que já passou é possível se abrir ao novo. Faça as pazes com o seu passado e poderá encontrar novas e belas situações pela frente.

Por Aline Granja - jornalista, escritora e astróloga (aline@infinitaorbita.com.br)

Comente

Assuntos relacionados: signo astral mapa astral