Zumba é diversão e saúde

Que tal eliminar até 1000 calorias em uma hora, dançando, como em uma festa?
Zumba peca até mil calorias dançando

Foto/Reprodução facebook

Várias academias por todo o país já estão colocando aulas de dança em sua grade horária, mas a que está chamando a atenção de muita gente é a de Zumba, que não é um ritmo, mas sim uma modalidade que mistura ginástica com inspiração em ritmos latinos e internacionais.

Se você ainda não entendeu por que a Zumba está fazendo tanto sucesso, Amanda Costa, instrutora de Zumba, te explica. Ela conta que é como se você estivesse numa festa. "É como dançar em uma boate com os amigos, mas você está queimando calorias e ficando em forma! A coreografia é fácil de aprender, assim você não se sente intimidado por não saber dançar."

E o melhor: em torno de três meses você já nota os resultados, principalmente nos quadris, posteriores da coxa e panturrilha, que são os lugares mais trabalhados durante as aulas. "A faixa etária mais comum nas aulas é de 16 até pouco mais de 50 anos, porém como que é uma dança fácil de acompanhar ela traz benefícios para a saúde de pessoas entre 55 e 64 anos. Os pequenos também praticar, há aulas feitas exclusivamente para eles, com coreografias de músicas que eles adoram", pontua Amanda.

"Você pode perder entre 500 e 1000 calorias em uma aula de uma hora, dependendo da intensidade do seu treino. Ele é um exercício disfarçado, porque você está queimando calorias e gordura, mesmo sem perceber", diz a instrutora.

Aqua Zumba

Se você gosta de piscina essa mistura de danças também pode ser feita dentro dela. A Aqua Zumba dá um novo significado à ideia de exercícios revigorantes. Alongamento, giros, gritos, gargalhadas e assovios são geralmente ouvidos durante as aulas.

"Ela combina tudo isso em uma técnica de hidroginástica segura e desafiadora de condicionamento cardiovascular e tonificação do corpo que é, acima de tudo, incrivelmente contagiante", garante Amanda. Entretanto a novidade ainda não chegou por aqui e ao que parece deve demorar um pouco, garante a professora.

Zumba em casa

Se você não acha nenhuma academia que tenha o Zumba perto da sua casa, fique tranquila. Existem DVDs e jogos de vídeo game para as três principais plataformas de games (Wii, Xbox e PS3) para você se divertir dentro de sua casa. Não é a mesma coisa que fazer na academia, mas já da uma boa ajuda. "Os jogos seguem o estilo das aulas, mas, com certeza, nas aulas é muito mais animado!", finaliza Amanda.

E tem gente que gosta tanto que usa os jogos para treinar em casa, ou então buscam pela rede as novas coreografias para não só ficar em forma, como também, arrasar nas aulas. Veja


O início de tudo!

A modalidade nasceu quando Alberto Perez conhecido como "Beto" estava trabalhando como instrutor de aeróbica e coreógrafo em Cali, Colômbia, sua cidade natal. Um dia, ele foi dar aula e percebeu que tinha esquecido as músicas. Como ele não queria cancelar a aula, a única opção foi pegar algumas fitas de música que tinha em sua mochila, com misturas de suas canções favoritas - salsa latina tradicional e merengue.

Quando ele começou a ensinar os ritmos diferentes, os alunos adoraram. Mais tarde, ele levou o conceito para outras academias, reuniu seus parceiros comerciais e juntos eles fizeram Zumba Fitness ganhar vida.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: fitness zumba calorias