Yoga para se conhecer melhor

yogin

A Yoga é uma prática milenar originária da Índia e que possui muitas ramificações. Entre elas, as mais conhecidas são: Hatha Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Mantra Yoga, Jñana Yoga, Tantra Yoga e Raja Yoga.

Todos conduzem o Yogin a auto-realização. As várias práticas permitem que cada indivíduo se encaixe ou identifique em determinada prática. Há ainda a Yoga utilizada para recuperar a saúde do corpo físico denominada Yoga Chikitsa. Nela são trabalhadas várias posturas de acordo com o problema ou desequilíbrio que se deseja tratar.

O nosso sistema nervoso controla e coordena todos os órgãos e estruturas do corpo. Se por algum motivo, a conexão entre o cérebro e um órgão estiver comprometida, haverá um desequilíbrio, gerando um pinçamento ou desalinhamento de alguma vértebra, ocasionando dores de cabeça, problemas gástricos ou rigidez das articulações.

Precisamos cuidar da nossa coluna para que tais desordens não ocorram. Mas é lógico que este é um dos fatores que podem ocasionar estes desequilíbrios. Existem outros, como por exemplo, os nossos pensamentos e atitudes. Você sabe que uma pessoa que tem muitos pensamentos negativos ou que fala muitas palavras negativas (como: que inferno, aquele infeliz, isto não vai dar certo, que droga ou que ódio) pode apresentar crises terríveis de enxaqueca?

A Yoga também é uma grande aliada, pois sugere exercícios de meditação, onde você aprende a olhar para seu interior, compreender as suas falhas e programar uma mudança das atitudes, para que com isto você possa receber boas energias e se livrar desses desequilíbrios. Afinal, você é o arquiteto do seu destino.

Comente