Whey Protein concentrado ou isolado? Conheça as diferenças

Whey Protein concentrado ou isolado Conheça as dif

Foto Corbis

No mundo fitness não se fala em outra coisa, whey protein. Mas você sabe o que é? O whey protein é um conjunto de proteínas extraídas do leite. Mas por que o whey protein tem sido mais valorizado que outras fontes de proteínas?

Porque ele tem alto valor biológico, que muitas vezes vai além do encontrado em alimentos como frango e carne, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao nosso organismo. Além disso, o whey protein possui alta concentração de glutamina e BCAA, o que significa que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

O resultado prático disso é a rápida construção de massa muscular, superando outros suplementos. Além dessas vantagens, o whey protein possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e ainda reduz sintomas de overtraining (excesso de exercício).

Para oferecer todos esses benefícios, o whey protein passa por um processo de filtragem para que sejam separadas as proteínas que compõem a sua formação. Existem 3 tipos de whey protein: o whey protein concentrado, o isolado e o hidrolisado.

O whey protein concentrado é o mais barato, pois sua filtragem é a mais leve, trazendo uma concentração de 70% a 80% de proteínas. A absorção é um pouco mais "lenta" se comparado a outros tipos, pois ele apresenta outros componentes além de proteína que atrasam a sua digestão.

O whey protein isolado tem uma filtragem mais profunda, apresentando uma concentração de até 95% de proteínas, com quase nenhuma concentração de gordura e carboidratos, ideal para quem quer emagrecer. E sua absorção é maior se comparado ao whey protein concentrado.

O whey protein hidrolisado é o mais caro. Seu processo de filtragem alcança a concentração de até 92% de proteínas. Sua principal vantagem é que a sua absorção é a mais rápida entre todos os whey.


No entanto, vale frisar que, mesmo sendo um facilitador na obtenção de massa magra, o whey protein não deve ser um subtituto das refeições diárias. Além das proteínas, precisamos de outros nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção e saúde do nosso organismo.

E se consumido sem moderação (não tomar nos horários certos, exagerar na dosagem e não praticar exercícios), o whey protein pode trazer o efeito inverso, que é o de fazer engordar ao invés de emagrecer. Por isso, antes de adotar o whey protein, converse com um nutricionista, até para que ele indique como tomar, o horário de consumo e a dosagem diária adequada para o seu perfil.

Por Jessica Moraes

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