Você prefere correr por horas ou por quilômetros?

Você prefere correr por horas ou por quilômetros

Foto - Shutterstock

Não há uma regra certa: se você ama correr pode escolher fazer seu caminho baseado em distância ou em tempo, mas quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Há algumas vantagens de se correr por um período maior de tempo, independente da distância. A primeira delas é que você consegue manter um ritmo. Ou seja, você não precisa se preocupar em acelerar o passo, porque tem que completar uma certa distância para atingir a sua meta - você vai chegar ao seu objetivo de correr durante uma hora, por exemplo, indo devagar ou rápido.

Esse também é um método bom para quem tem a tendência a desistir ao não alcançar a meta estipulada: você sempre vai concluir o desejado no seu próprio ritmo, o que é ótimo para construir disciplina.

A ideia é que você possa se acostumar com suas metas e manter um ritmo constante para sempre aumentar os objetivos. É aí que vem a parte ruim: se você não for disciplinada o suficiente pode acabar correndo 5 quilômetros no começo da semana e no final da semana está tão cansada que correrá menos.

Agora, se você estiver treinando para uma maratona, então é melhor começar a traçar metas para completar distâncias. Aqui você terá que ser um pouco mais disciplinada para não desistir no meio do caminho caso não complete a quilometragem desejada logo de primeira.

Também é um baita treino mental, já que o seu corpo poderá ficar mais cansado ao correr por distâncias maiores. Por isso também há o risco de treinar mais do que deveria e acabar machucada - você fica tão obcecada por alcançar a distância estipulada que esquece de escutar seu corpo pedindo por uma pausa.

Em qualquer uma das situações você deve tomar cuidado para não exagerar a dose. No caso das distâncias, leve sempre um monitor de passos para te ajudar a ver claramente o seu desempenho.

Agora é só ver o que se encaixa melhor ao seu ritmo e colocar o pé na estrada.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: corrida