Videogames interativos garantem boa forma

Videogames interativos garantem boa forma

Foto Divulgação Wii Fit

Vistos como vilões no passado, por serem um dos causadores do sedentarismo ou da inércia infantil, os videogames mudaram, se tornaram interativos e oferecem jogos que incentivam atividades físicas ou aventuras que fazem os jogadores se movimentarem, perdendo calorias de forma divertida, garantindo mais saúde a todos da família.

Esportes virtuais como lutas, aulas de ginástica, vôlei, tênis, boliche e dança, mostram resultados significativos para emagrecimento. Dependendo do jogo, você consegue perder 400 calorias em uma hora. Além disso, tonifica os músculos inferiores e superiores e faz adquirir maior atenção e coordenação.

O game Wii Fit para o console da Nintendo usa uma balança com sensores que proporciona aos usuários realizarem exercícios aeróbicos, melhorar a coordenação motora, força e até mesmo praticar yoga. Ele mede o índice de massa corporal do jogador e cria um programa de exercícios personalizado, que gradualmente vai se tornando mais desafiador, enquanto dá dicas de saúde e de como manter uma boa condição física entre um exercício e outro.

Para manter as crianças mais saudáveis e menos sedentárias, muitos pais estão descobrindo os videogames e os jogos chamados de "exergames," que promovem o aumento das atividades físicas e geram curiosidade e excitação entre as crianças.

Por exemplo, um game chamado "Dance Dance Revolution", produzido pela Konami, requer que os jogadores dancem vigorosamente seguindo a indicação de quatro setas mostradas na tela. Enquanto repetem os movimentos, estão também acompanhando o ritmo da música.

Nos Estados Unidos, escolas já incorporaram o videogame nas aulas de educação física. E os estudantes não são os únicos que usam os jogos para entrar em forma; o conceito vem sendo adotado por adultos e personal trainers. Casas de repouso já estão começando a usar o Nintendo Wii para manter seus hóspedes fisicamente ativos.

Professores de educação física atestam que os games proporcionaram uma melhoria na resistência, velocidade, coordenação e equilíbrio dos alunos. E vão mais além, revelam que as diferentes modalidades de jogos e dificuldades queimam tantas calorias quanto aquelas perdidas por pessoas que praticam exercícios aeróbicos de alto impacto.

A comunidade médica também apoia o uso dos games na promoção de hábitos saudáveis. A "Robert Wood Johnson Foundation" criou o Programa de Pesquisa de Games Saudáveis no final de 2007 para promover o uso de games na área da saúde. O programa, sob direção da Universidade da Califórnia e da pesquisadora Debra Lieberman, já distribuiu 21 bolsas para os hospitais e universidades em todo o país para pesquisa e desenvolvimento de projetos originais, que utilizem jogos que requerem atividades físicas ou a promoção de hábitos saudáveis.


Que tal entrar nessa onda você também? Junte-se aos filhos, reúna amigos e familiares e promova campeonatos em casa, aposto que será bem divertido e se manter o hábito, garantirá uma boa perda calórica, adquirindo melhor condicionamento físico.

Por Carmem Sanches

Comente