Uma definição para boa forma

Uma definição para boa forma

As pesquisas que temos hoje nos mostram que são os nossos hábitos os responsáveis por essa dificuldade. Modificar um hábito de vida é muito difícil, pois passa por uma série de situações que pode ser desde acordar mais cedo até mudar o endereço do restaurante do almoço! Porém é fundamental para nossa saúde fazer alguma coisa.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a não adoção de um estilo de vida ativo é o fator responsável por uma diminuição da expectativa de vida e pela piora da qualidade.

O conceito de vida ativa, descrita na literatura, preconiza uma forma de viver baseada em atividade física regular e um conjunto de comportamentos relacionados, incluindo:

- Escolha de alimentos saudáveis

- Controle do peso

- Manejo do estresse

- Abstinência de fumo e drogas

- Uso moderado (ou abstinência) de álcool

- Atenção a segurança (uso de cinto de segurança, capacetes, etc.)

- Exames preventivos.

A OMS ainda alertou que maus hábitos como beber, fumar e comer demais, que antes eram coisas dos países ricos, estão agora crescendo nos países subdesenvolvidos.

Dentro da discussão sobre medicina preventiva o papel da atividade física e seus benefícios não mais são questionáveis. Várias instituições de renome publicam centenas de artigos ressaltando a atividade física e a nutrição adequada como fatores fundamentais para a prevenção de doenças.


Fica claro que a adoção de um estilo de vida melhor poderá lhe trazer mais e mais vida aos anos que vem por aí, porém sabemos da dificuldade que é começar e manter um programa de qualidade de vida que engloba mudanças de hábitos.

Então por que não começar com um programa que possa acompanhar o seu desempenho e ir adaptando novas tarefas ao passo que você já consegue as tarefas anteriores? Por partes, um passo de cada vez, essa é a nossa meta.

Por Renato Romani

Clínico geral - CRM 99.950

Comente