Treino seca-barriga: 3 exercícios para definir o abdômen

Ter uma barriga sarada lidera a lista de desejos de dez entre dez mulheres. Mas, como querer não é poder, foco e determinação são imprescindíveis para quem quer conquistar um abdômen definido. Afinal, ainda não inventaram uma fórmula mágica para manter o corpo em forma sem a prática regular de exercícios.

De acordo com o professor Renato Lobão, da Academia da Praia, para alcançar a barriga dos sonhos de forma saudável é preciso associar a prática de exercícios com uma boa alimentação. "Só é possível visualizar o resultado quando as pessoas fazem essa associação. Não adianta praticar atividades físicas sem ter uma alimentação balanceada. Se a pessoa conseguir aliar alimentos leves com bons exercícios os resultados começam a surgir em 3 semanas", explica.

Ou seja, tudo dependerá da sua dedicação para conquistar o objetivo. Lobão ainda comenta que a genética conta bastante na hora de definir os músculos. "Tudo depende muito do biotipo da pessoa, se ela for sedentária, mas com pouca porcentagem de gordura, consegue atingir com mais facilidade um abdômen sarado. Já se a pessoa tiver mais gordura localizada na área da barriga, vai ter que fazer uma boa dieta com poucas calorias associada a exercícios específicos para alcançar o que deseja", aponta o professor.

Já o professor de Educação Física da GAFF Studio, Carlos Renato Abreu, lembra que o tempo que cada exercício é praticado também influencia (e muito) no resultado de quem quer conquistar uma barriga sarada.

Segundo ele, o ideal é fazer o mesmo treino durante um mês e depois mudar, com a orientação de um profissional. "Ao começar outro padrão de treinamento, os músculos saem da zona de conforto. A nova série provavelmente vai ser mais exigente em termos de progressão de carga e vai gerar um desgaste energético maior, assim como novas adaptações neuromotoras e neuromusculares. O corpo vai ficar mais saudável, mais forte e resistente. Ao gerar mais desgaste energético, a queima calórica é maior", ensina Abreu.

Se animou com as dicas e quer aprender quais os exercícios certeiros para conquistar de vez a barriga dos sonhos?

Prancha frontal - a pessoa deita de barriga para baixo com os anti braços e pontas dos pés apoiados no chão. Exercício isométrico no qual o músculo transverso do abdome, que determina a circunferência da barriga, fica ativado o tempo todo. De 30 segundos a 1 minuto e 30 segundos. Trabalhando em alguma superfície instável, como por exemplo uma bola.

Prancha lateral - a pessoa deve se posicionar lateralmente com apenas um anti braço e um pé apoiado no chão. Exercício isométrico no qual o músculo transverso do abdome, que determina a circunferência da barriga e ainda enfatiza os músculos da lateral que está sendo trabalhada. De 30 segundos a 1 minuto.

Saudação - Sentada no chão com as pernas flexionadas e tronco ereto a pessoa faz uma extensão de tronco chegando o mais próximo possível ao chão sem encostar. A pessoa deve encontrar o melhor ângulo para não afetar a postura. Esse exercício também isométrico e trabalha a musculatura profunda do abdome. Ele é responsável ainda por definir a musculatura da cintura. De 30 a 1 minuto e 30 segundos.

Sugestão pra o treino: fazer de 2 - 3 séries | 6 - 8 repetições de acordo com a carga selecionada ou condições físicas de cada um.

Por Paula Perdiz