Tendências em exercícios físicos para 2013

Práticas físicas que serão tendência em 2013

Se você acha que essa é hora de entrar na natação ou praticar spinning, esqueça. Muitas atividades famosas vão ficar de fora nas tendências fitness 2013. Isso porque estão chegando nas academias muitas novidades e várias modalidades já são consideradas as apostas do verão.

E quem fala isso não são os professores, não. Pesquisadores da Georgia State University, nos Estados Unidos, que deram o lance.

Eles fizeram um estudo com 3.346 profissionais de saúde e fitness de diversos países e definiram os maiores sucessos das academias do próximo ano. A lista inclui exercícios com o peso do próprio corpo e o fortalecimento dos músculos do core. Entram ainda atividades em grupo e com objetivos específicos.

A publicação American College of Sports Medicine's Health & Fitness Journal endossou o levantamento e a gente também reproduz aqui a lista dos próximos sucessos nas academias!

Musculação - ela continua a queridinha das academias - e esse amor tende a aumentar.Isso em razão da difusão de academias e da disponibilização de aparelhos em parques e praças. Além disso, nenhum outro esporte permite o ganho de tônus e força muscular tão rapidamente, auxiliando também no tratamento e prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, osteopenia e diabetes.

Treino funcional - O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo. Diferentemente da musculação que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o treinamento trabalha o corpo de forma global. Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio, mas também dá para utilizar alguns acessórios como a bola suíça, os cones e o mini trampolim. A atividade trabalha a aptidão cardiorrespiratória, a força, a coordenação e o equilíbrio.

Fortalecimento do core - refere-se aos músculos do quadril, abdômen e coluna lombar. Os benefícios são vários, entre eles mais equilíbrio, resistência física e melhora da postura. Além de exercícios abdominais, são trazidos alguns exercícios específicos do pilates e do treino funcional.

Exercícios com o peso do corpo - são as flexões de braço, agachamento, exercícios de braços nas barras, entre outros. Além de ser um jeito eficaz de entrar em forma, esses exercícios não precisam de investimento financeiro muito grande, já que não requerem o uso de equipamentos.

Obesidade infantil e exercício físico - junto com as medidas para adequar a dieta das crianças, vem também a procura pela atividade física. As crianças obesas precisam de exercícios mais lúdicos, que fujam das repetições, e que aumentem suas capacidades motoras, prejudicadas atualmente pelo excesso de computador, televisão e joguinhos eletrônicos.

Exercício para emagrecer - a vontade de se exercitar pela perda de peso nunca sai de moda. Os exercícios aeróbicos continuam em destaque. Hoje em dia, as pessoas se incomodam com a obesidade tanto pelo desconforto estético como pelos riscos que ela oferece à saúde.

Programas de exercício para pessoas mais velhas - A consciência de que o sedentarismo é uma doença, que pode contribuir para o aparecimento de diversas outras, é o que mais leva as pessoas acima dos 50 anos para a academia. Programas elaborados pelo governo e até pela mídia como um todo reforçam a importância da atividade física, principalmente para quem está na idade em que os problemas de saúde começam a aparecer.

Personal trainer - o personal trainer elabora um programa de treinamento só seu e te acompanha, orientando e fazendo adaptações, para que você conquiste seus objetivos. E a atividade se popularizou em função da melhora do perfil econômico do brasileiro.


Personal trainer em grupo - existem três níveis de trabalho: o generalizado (feito em grandes grupos nas academias), o personalizado (com um personal trainer só para você) e meio termo, dividindo o personal trainer com mais quatro ou cinco pessoas. É uma boa opção para que o profissional consiga enxergar as suas necessidades individuais. Financeiramente também é vantajoso, já que o gasto também é compartilhado.

Por Jessica Moraes

Comente