Síndrome de Adônis ou Vigorexia: excesso de exercícios

Síndrome de Adônis ou Vigorexia excesso de exercíc

É comum ver durante o verão pessoas em busca de corpos esculturais. Mas a compulsão por exercícios físicos pode causar lesões e problemas sérios ao corpo, quando as atividades são praticadas em excesso. A vigorexia, também conhecida como "Síndrome de Adônis", ocorre quando há um grande volume de intensidade de exercício físico praticado, excedendo a capacidade de recuperação do compulsivo por treinos.

O nome "Síndrome de Adônis" faz referência ao deus grego de grande beleza física. É um transtorno dismórfico muscular, que associado a um quadro psicologicamente patológico, problema pode ser uma "autoimagem distorcida".

O Dr. Benjamim Apter, diretor da rede de academias B-Active e medico especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício explica que as pessoas que sofrem com esta síndrome ao visualizar sua imagem no espelho vêem- se fracas, mesmo estando fortes fisicamente. "É semelhante ao que acontece com pacientes com anorexia que, ao se visualizarem, sempre se consideram gordos", explicou.


Alguém fisicamente bem que pede um treinamento excessivo para suas condições físicas e clínicas, este é um quadro que pode caracterizar uma pessoa com a que sofre de vigorexia. Pessoas que já se exercitam em casa, condomínio e parques, totalizando uma média de 12 horas de exercícios por semana, além das atividades básicas da vida diária, também podem estar passando por esta síndrome.

Por Catharina Apolinário

Comente