Sauna conta como malhação? Veja os benefícios da sessão

A sessão de sauna faz tão bem ao corpo quanto os exercícios. A diferença é que você não emagrece nem tonifica
sauna-benefícios-exercícios

Foto - Shutterstock

Você sabia que é possível desfrutar de quase todos os benefícios da atividade física sentada? Acredite, não estamos falando de nenhum método milagroso - e inseguro - e sim de uma boa e velha sessão de sauna.


De acordo com uma nova pesquisa publicada na revista online JAMA Internal Medicine, fazer sauna pode te proteger de desenvolver doenças cardíacas e cardiovasculares. 

O estudo demorou simplesmente 20 anos para chegar às conclusões finais. Ele foi realizado na Finlândia, onde a sauna faz um grande sucesso. De 2.315 participantes já de meia idade, 471 morreram de doenças cardíacas, 407 de doenças cardiovasculares e 929 de outras causas. 

O que isso tem a ver? Simples, tudo está ligado a frequência que os participantes costumavam utilizar a sauna. Os resultados foram claros: quem utilizava três vezes por semana teve 23% de menos probabilidade de desenvolver doenças, já os que utilizavam de quatro a sete dias por semana, incríveis 48%. Os que faziam uma vez por semana tinham de 60% de mais chances de adoecer.

A sauna aumenta a sua frequência cardíaca, melhora a pressão arterial, capacidade pulmonar, e faz você suar bastante, eliminando toxinas, ou seja: assim como os exercícios físicos. Infelizmente, isso não é uma licença para ignorar os treinos. Segundo o co-autor do estudo, o cardiologista Jari Laukkanen, não é possível emagrecer nem tonificar o corpo só usando sauna. Ou seja: nada substituí um bom treino.

A nossa dica é encarar uma sessão pós exercício, que tal? Vai te ajudar a relaxar e ainda dobra os benefícios. Vamos suar?

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: sauna atividade física