Saiba por que o treino de 7 minutos dá certo

Circuito propõe combinação de exercícios de alta intensidade
treino de 7 minutos

foto: iStock/© Jean-philippe WALLET

Já imaginou que legal praticar um treino super eficiente de apenas 7 minutos de duração? Ele existe, mas não comemore muito, porque ele também é bastante exaustivo!

A fama do “treino de 7 minutos” surgiu com o treino desenvolvido pelos estudiosos Brett Klika e Chris Jordan, membros do Instituto de Performance Humana. O treino consiste em 12 exercícios de alta intensidade que alternam o trabalho muscular e aeróbico, divididos com intervalos bem cronometrados. É esta intensidade que irá maximizar os resultados dos exercícios em tão pouco tempo! Ele é capaz de queimar calorias, tonificar o corpo e melhorar o condicionamento físico.


Eles estão disponíveis através do aplicativo “Seven”, mas você pode encontrar outros apps atualmente que são bastante similares. 

Os exercícios devem ser realizados por cerca de 30 segundos cada um, o que resulta em aproximadamente 15 a 20 repetições com somente 10 segundos de descanso entre eles!  O treino é composto pelos seguintes exercícios:

Polichinelo

O clássico polichinelo é o aquecimento, ajuda a queimar calorias e trabalhar o corpo todo.

Agachamento na parede

treino de 7 minutos

foto: reprodução

Esse exercício trabalha os membros inferiores. Encoste em uma parede e mantenha as costas alinhadas e fixas à parede. Deslize para baixo em um movimento de sentar, flexionando o joelho a 90°. 

Flexão de braços

O treino de flexão de braços trabalha os membros superiores de forma completa, com foco no peitoral, tríceps e região central do abdômen devido ao equilíbrio exigido em sua execução.

Abdominal

O famoso abdominal vai focar nos músculos superiores do abdômen.

Step na cadeira

O movimento é o mesmo de subir degraus, mas realizado em uma cadeira ou banco, ou seja, mais alto. O exercício exigirá mais força dos membros inferiores e trabalhará os glúteos de forma mais intensa. 

Agachamento

O agachamento trabalha os membros inferiores. O movimento é basicamente o mesmo do agachamento na parede, mas sem o apoio em suas costas.

Tríceps na cadeira

Este exercício requer bastante força. Sente-se na beirada da cadeira e se projete para frente mantendo os dois braços apoiados na cadeira. Mantenha uma distância média das pernas para que elas fiquem levemente flexionadas, realize o movimento de levantamento do seu peso com os braços para que formem um ângulo de 90°.

Prancha

treino de 7 minutos

foto: reprodução

A prancha trabalha os músculos centrais do abdômen. Não há movimentos neste exercício, mas você terá de manter a mesma postura por 30 segundos.

Corrida no mesmo lugar

O exercício é muito simples e tem alto poder aeróbico. Leve os joelhos ao alto para o máximo durante os movimentos.

 Agachamento unilateral

Este exercício trabalha principalmente os membros inferiores. Para realizar este exercício, preocupe-se em manter o peso do corpo na perna que estará à frente, deixando a perna de trás apenas para apoio.

Flexão de braços com rotação

Este exercício é uma variação da flexão de braços.

Prancha unilateral 

A prancha unilateral deve ser feita apoiada em um antebraço com o corpo virado para o lado, mantendo uma postura reta.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: treino