Saiba como perder calorias com atividades domésticas

Saiba como perder calorias com atividades doméstic

Foto Stuart Miles/http://bit.ly/o69mBt

Quem passa o dia inteiro arrumando a casa sabe como dá para suar a camisa. E para aproveitar melhor aquela super faxina, o professor de Educação Física David Rubner ensina como queimar calorias com as tarefas domésticas diárias. Segundo o personal trainer, as atividades da casa que mais queimam gorduras são as que levam mais tempo para terminar, como lavar quintal ou banheiro, pois exigem uma demanda maior de energia do corpo.

Porém, David alerta que são precisos alguns cuidados para não causar nenhuma distenção, ao fazer um esforço maior do que os músculos podem suportar. Alongar braços e pernas é essencial antes de iniciar a limpeza. "Se você não está acostumada a carregar um peso elevado, não fique carregando seu sofá para cima e para baixo na hora da limpeza, para não se machucar. Vale lembrar que, ao contrário de fazer exerícios em uma academia, em casa não terá um profissional ao lado para indicar o tempo exato para a execução dos exercícios ou a posição correta do corpo", salienta.

Uma dica interessante é brincar com as tarefas, tornando as atividades mais vigorosas, por exemplo, na hora de varrer uma casa pode ser muito divertido se você se propor a varrer mudando alguns movimentos de sua passada com a vassoura, como se estivesse dançando, tornando a tarefa menos monótona.

A seguir, saiba qual a quantidade de calorias que podem ser gastas com cada tarefa:

Lavar roupa

No tanque, o esforço é tremendo. Então, não deixe que o sacrifício seja em vão. Fique com o tronco ereto, deixe as pernas afastadas e os joelhos flexionados na linha dos pés. Mantenha o abdômen contraído. O tanque deverá estar na altura adequada, sem deixar os ombros encolhidos e nem o tronco curvado. Para não exigir demais os músculos, descanse entre 30 segundos e 1 minuto a cada dez peças lavadas.

Gasto calórico: 282 calorias

Músculos trabalhados: peitoral, dorsal, bíceps, tríceps, ombros e abdômen

Varrer ou esfregar o chão

A vassoura deverá estar na altura adequada, para que o tronco fique reto e ombros alinhados. Mantenha o abdômen sempre contraído.

Gasto calórico: 175/185 calorias

Músculos trabalhados: dorsal, peitoral, ombro, bíceps e tríceps

Lavar louça

Prepare-se para ter braços dignos daquela blusa tomara-que-caia. O ideal é alternar entre o braço esquerdo e direito para esfregar os objetos. Coloque metas e lave dez pratos com a mão direita e dez copos com a esquerda, por exemplo.

Gasto calórico: 161 calorias

Músculos trabalhados: pronação e supinação de ombro, rosca bíceps, rosca tríceps, rosca punho e rosca punho inversa

Estender roupas no varal

Sabe o exercício de agachamento? A ideia aqui é a mesma. Coloque as roupas em uma bacia no chão. Mantenha o tronco ereto e o abdômen contraído. Fique com as pernas levemente afastadas e os joelhos flexionados na linha dos pés. Usando as duas mãos, realize o movimento de abaixar para buscar as peças e levantar para estendê-las.

Gasto calórico: 100 calorias

Músculos trabalhados: abdômen, ombros, coxas e panturrilhas

Limpar móveis

A faxina da mobília vai exigir que você levante e abaixe os braços. Mantenha o tronco ereto e o abdômen contraído. Para não deixar o tronco curvado ou os braços acima dos ombros por muito tempo, alterne a limpeza em móveis no alto e embaixo.

Gasto calórico: 126 calorias

Músculos trabalhados: peitoral, ombro, bíceps e tríceps


Passar roupa

Faça da pilha de roupas mais uma aliada para o corpo enxuto. Abdômen, como sempre, contraído. A tábua deverá estar na altura adequada, sem deixar os ombros encolhidos e nem o tronco curvado. Alterne o uso dos braços para trabalhar os dois lados. A cada 15 peças passadas, que seria uma série de movimentos, descanse por 30 segundos a 1 minuto.

Gasto calórico: 140 calorias

Músculos trabalhados: peitoral, ombro, bíceps, tríceps coice e flexão tríceps

Por Carmem Sanches

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