Projeto verão começa no inverno

Projeto verão começa no inverno

Foto: Eric Audras/Onoky/Corbis

Quem aproveitou o inverno para começar a malhar está um passo à frente de quem pretende iniciar o projeto verão agora com as temperaturas mais quentes. Saiba o porquê!

Por conta das baixas temperaturas, o nosso corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido e funcionando. Logo, o inverno potencializa o resultado dos treinos. "Nessa estação a queima calórica e a tonificação muscular se tornam mais rápidas e eficientes", concorda Marcelo Sant´Anna, profissional de Educação Física da Smart Fit.

Outros benefícios são o aumento da disposição durante todo o dia e uma melhora no controle do apetite. Afinal de contas, no inverno parece que nossa fome se torna incontrolável! Então, que tal aproveitar os dias de frio que ainda faltam e mandar a preguiça para bem longe?

Para começar a malhar no frio você deve ter cuidado na hora de escolher o que vestir. Essa história de que o melhor é se encapuzar para suar mais e perder gordura não existe! "Com muita roupa o corpo pode perder líquido, o que é prejudicial à saúde", alerta o professor.

Como no frio o risco de lesões pode aumentar, capriche na preparação para iniciar o treino. Esse aquecimento é importante também porque aumenta a temperatura do corpo e ajuda a liberar hormônios, entre eles a adrenalina.

Marcelo recomenda um aquecimento no início e um alongamento no final do treino. O aquecimento pode ser feito direto no aparelho de musculação, mas com 70% a menos do peso que a pessoa irá usar para executar os exercícios. Isso minimiza o risco de lesões.

Na hora de treinar converse com seu professor e veja a possibilidade de você se focar nas aulas aeróbicas, pois elas ajudam a aquecer o corpo e a espantar o frio. Ah, e nada de sair correndo da academia assim que o treino acabar! Como seu corpo está quente e a temperatura na rua está baixa, pode haver um choque térmico. Por isso, espere seu corpo resfriar um pouco antes de ir para a casa.

E mesmo você começando seu projeto verão durante as baixas temperaturas, é preciso ter paciência, pois o treino, por melhor que seja, não faz milagres. "Os resultados começam a ser percebidos após dois meses", diz o professor da Smart Fit.


Juliana Falcão (MBPress)

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