Primeiros passos para uma vida saudável

vida saudavel

Quais os primeiros passos para quem deseja realmente investir num programa de exercícios e dieta?

Os primeiros passos no caminho para uma vida saudável são os mais difíceis; os subseqüentes são cada vez mais fáceis. Se você começar a fraquejar, lembre-se dos desafios que já superou. As situações mais difíceis são mais amenas quando olhadas em retrospecto.

Com certeza é mais fácil continuar motivado se você tiver o apoio das pessoas mais próximas, mas o seu sucesso depende única e exclusivamente de você. Mesmo quando estamos decididos a levar adiante o nosso programa de treinos e de dieta, sucumbimos a momentos de fraqueza e inventamos as mesmas desculpas: “começo amanhã”, “estou sem tempo...”.

São desculpas comuns para não fazer as coisas que exigem esforço. Mas se você se deixar abalar pela preguiça, não conseguirá resultado satisfatório e isto irá abalar todo o processo.

Há momentos em que é impossível seguir um programa que exige empenho e constância. Uma situação traumática ou um imprevisto, por exemplo, pode fazer você parar o programa por um determinado tempo. Mas o importante é não desistir do programa e sim, mantê-lo em perspectiva de retomada.

Há casos em que você cansa do que planejou e seu desempenho diminui. Você pode também, sentir saudade da vida que levava antes de iniciar o programa. Na verdade, podem ocorrer muitas outras situações que façam você desistir, mas se você não acreditar que pode atingir a sua meta e se não for persistente, estará destinada ao fracasso. Coloque as suas necessidades em primeiro lugar, incluindo sua saúde e bem estar.

Estabeleça metas claras e realistas e monitore seus progressos. Mantenha um diário de treinamento e anote como se sente depois dos exercícios. Seja firme e paciente consigo mesma. Leve a sério os seus objetivos, mas mantenha uma visão com perspectiva da situação.

Há momentos em que não dá para fazer o que você estabeleceu, pois ninguém consegue manter 100% do que programou, mas tente manter uma regularidade no programa. Se você perdeu um dia de treinamento em um mês, tudo bem, mas se tem faltado a uma ou duas sessões por semana, reavalie as suas metas a curto e longo prazo e reprograme-se.

O corpo é uma máquina muito eficiente e esperta. Ele sempre se adaptará para fazer o que lhe é solicitado com o mínimo de esforço. Se você correr todo dia o mesmo trajeto, com a mesma passada, seu corpo irá diminuir gradativamente o esforço, até você chegar num ponto a partir do qual, se continuar a correr do mesmo jeito, não acrescentará nada ao seu condicionamento físico.

É preciso que você fuja da “zona de conforto” e varie os exercícios, dando novos estímulos ao corpo. Se correr, procure trajetos diferentes, corra na areia, na grama, no asfalto, na esteira, varie o treino.

Trace objetivos a curto e longo prazo. Os de curto prazo são as atividades que você irá fazer e todo o programa de exercícios e dieta e dias semanais de treino. Os de longo prazo são tudo aquilo que você deseja alcançar: um corpo saudável e bonito.

Tente seguir a risca o seu plano. Nenhum programa traz resultados imediatos. Tenha paciência, pois cada organismo tem um tempo de resposta à dieta e aos exercícios. As suas metas em curto prazo a manterão motivada, seja persistente com elas.

Você pode fazer exercícios em casa ou numa academia, mas precisa antes fazer uma avaliação física para conhecer o seu nível de condicionamento e as atividades mais adequadas à sua condição física. Com esta avaliação em mãos, ficará mais fácil traçar um plano de atividades seguro e eficiente para alcançar os seus objetivos em longo prazo.

Você pode ser uma vencedora e realmente conseguir o que planejou se trabalhar de forma sábia, correta e determinada. É muito importante ter a ajuda de bons profissionais, mas o seu sucesso depende muito de você mesma.

Comente

Assuntos relacionados: saúde atividade física exercícios dietas