Pratique esportes radicais e curta a natureza

mountain bike  esporte radical

Se você está a fim de praticar atividades que lhe proporcionem aventura, prazer e muita adrenalina, uma boa opção é visitar alguns lugares que oferecem atividades radicais, mas com segurança.

Abaixo preparamos um guia dos lugares e atividades mais procuradas para quem deseja aproveitar a natureza se exercitando e curtindo a paisagem.

Mountain bike

Pedalar através de trilhas, no meio de florestas ou montanhas, onde quanto mais obstáculos você encontrar pelo caminho melhor, irá fazer com que a sua mente e seu corpo fiquem em equilíbrio e sintonia. O gasto calórico médio que essa atividade proporciona é de 700 Kcal por hora de pedaladas. Através da mountain bike, você irá melhorar o sistema cardiorrespiratório, além de fortalecer todo o corpo, principalmente as pernas, coxas, bumbum e abdome.

Dicas

Use capacetes, óculos, luvas, roupas leves, tênis e protetor solar.

Leve uma garrafa de água para a sua melhor hidratação.

Dependendo do ritmo, é necessário já possuir um bom preparo físico.

Locais: Brotas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Vale do Itajaí (SC), Timbó (SC), Chapada Diamantina (BA), Serra do Cipó (MG) e Serra dos Órgãos (RJ).

Rapel

É a descida de paredões, abismos ou cachoeiras usando cordas. Essa descida pode ser positiva (com o apoio dos pés), negativa (sem apoio) ou fracionada (dividida em trechos para encontrar o melhor caminho). As descidas simples duram em média 10 minutos. Praticando rapel, você terá aumento da força, do equilíbrio, da flexibilidade, da autoconfiança e, também, fortalecimento dos braços, pernas e abdome.

Dicas

Exija sempre a presença de um guia.

Use todos os equipamentos necessários.

Siga rigorosamente as instruções dadas instrutor.

Locais: Brotas (SP), Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira em SP), Vale do Itajaí (SC), Timbó (SC), Gonçalves (MG), Serra do Cipó (MG), Teresópolis (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Poço do Diabo (BA), Chapada Diamantina (BA) e Vale do Guaporé (RS).

Rafting

Esse esporte faz com que você desça correntezas em botes infláveis. O rafting é freqüentemente feito com 6 remadores e 1 guia ou instrutor para dar os comandos. As corredeiras oferecem vários níveis de dificuldades e percursos. Através desse esporte, você irá aumentar a flexibilidade, a força, o equilíbrio e fortalecerá principalmente os braços e as costas, eliminando toda a tensão acumulada.

Dicas

Use coletes salva-vidas, capacete, protetor solar e roupas apropriadas.

Locais: Brotas (SP), Juquitiba (SP), São Luís do Paraitinga (SP), Socorro (SP), Petar (SP), Três Rios (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Nova Friburgo (RJ), Vale do Guaporé (RS), Bento Gonçalves (RS) e Vale do Itajaí (SC).

Trekking

Neste esporte você caminhará por trilhas que contornam montanhas, florestas e riachos. O trekking é o esporte de aventura mais praticado no Brasil, pois é barato, não exige grande preparo físico e traz enormes benefícios para a saúde, melhorando o condicionamento cardiorrespiratório. As vantagens para o seu corpo são o fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos, principalmente os das pernas, e a eliminação do estresse, trazendo grande bem estar. O percurso pode ser leve, de 5 a 6 km, ou pesado, podendo durar dias.

Dicas

Use tênis ou botas apropriadas.

Não deixe de levar: repelente, água, filtro solar, apito (para um eventual pedido de socorro) e biquíni, maiô ou sunga.

Locais: Brotas (SP), Serra da Mantiqueira (SP), Petar (SP), Serra dos Órgãos (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO), Vale do Itajaí (SC), Chapada Diamantina (BA), Serra da Canastra (MG), Serra do Cipó (MG), Aparados da Serra (RS) e Bento Gonçalves (RS).

Caving

A exploração de cavernas pode ser feita de diferentes maneiras e com diversos objetivos: desde a simples contemplação da natureza, estudo científico em áreas como Biologia, Geologia, Química, Arqueologia ou ainda, como esporte de aventura, utilizando técnicas de alpinismo para transpor abismos e quedas d'água. As cavernas apresentam um ambiente fantástico e repleto de contrastes: imensas formações rochosas e delicados cristais de alguns milímetros, corredores estreitos e salões majestosos, pequenas gotas d'água vertidos do teto e lindas cachoeiras. É uma grande aventura, onde você energiza o corpo e a mente.

Dicas

Esteja sempre acompanhado de um instrutor que conheça bem o local e tenha, também, estojo de primeiros socorros.

Leve lanterna, água, agasalhos e alimentos.

Locais: Petar (SP), com mais de 300 cavernas, Gruta do Tamboril em Unaí (MG), Poço Encantado em Lençóis (BA), Chapada Diamantina (BA).

Bóia Cross

Descida de corredeiras sobre bóias com alças. Também conhecido como Acquaraid. Ao contrário do rafting, a performance no bóia cross depende somente de você. Você pode descer a corredeira, sentado ou deitado de bruços sobre a bóia. Se é novato no esporte, opte pela segunda posição, pois ajuda a direcionar a bóia. As quedas da bóia são inevitáveis. Praticando o bóia cross, você melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade.

Dicas

É preciso saber nadar.

Antes de descer a corredeira, conheça o percurso.

Use roupas apropriadas, tênis, colete salva-vidas e capacete.

Locais: Brotas (SP), Petar (SP), Serra da Canastra (MG), Gonçalves (MG)

Comente

Assuntos relacionados: atividade física trekking natureza