Potencialize seu treino com dicas do preparador da Seleção

dicas de treino

Foto - Arman Zhenikeyev/Corbis.

O preparador físico da Seleção Brasileira de Futebol, Paulo César Paixão, passou algumas dicas para potencializar o treino na academia e melhorar o condicionamento físico na malhação. Com 43 anos de experiência, ele já foi responsável pelo desempenho físico de Romário, Bebeto, Ronaldo, Neymar e Daniel Alves. Se segura!

Paixão recomenda que as iniciantes comecem bem devagar para conseguir ter um desempenho bom nas academias. Nas quatro primeiras semanas, a dica é pegar leve com exercícios aeróbicos e de equilíbrio muscular, incluindo uma bateria de exames.

O preparador físico também explica que é preciso conhecer os limites do próprio corpo.Outra dica importante é personalizar o treino. Seguir alguns rituais pode ser estimulante, mas não exigências que devem ser acompanhadas à risca. Lembre-se de que cada corpo recebe a carga de peso e intensidade de treino de um jeito diferente. Por exemplo, os jogadores de futebol fazem treinos muito pesados com saltos de obstáculos, borracha de tração, musculação e corrida intensa. Haja fôlego para fazer a bateria de exercícios todos os dias!

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Paulo César Paixão (Foto: RAFAEL RIBEIRO / CBF)

Uma dica válida para as veteranas e para as iniciantes é o aquecimento. Paixão indica deitar de bruços, tirar o corpo do chão e se sustentar com os cotovelos - com punhos cerrados - de 20 a 30 segundos, antes dos exercícios. No final, é importante ter um tempo de descanso. O educador físico indica realizar as atividades físicas a cada um ou dois dias, para evitar lesões corporais ou problemas mais graves no organismo.


Por Caroline Sarmento

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