Pilates - a história do seu criador!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Pilates  a história do seu criador

Muitas pessoas tem curiosidade em saber como surgiu o método Pilates. Para isso, é preciso entender a história do seu criador, Joseph Hubertus Pilates.

Ele nasceu em 1883 na pequena cidade de Mönchengladbach, Alemanha e passou a adolescência praticando esportes variados. Chegou a ser lutador profissional de boxe, em 1912, mas logo depois, durante a I Guerra Mundial, Pilates foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com guerrilheiros mutilados.

Toda esta vivência o levou a criar seu método revolucionário. A princípio, ele usou molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem aos equipamentos que hoje fazem tanto sucesso.

Em 1923, o alemão foi além e abriu seu primeiro estúdio, em Nova York. No começo, o método impressionou um pouco e a popularização da prática só se deu nos anos 40, com a procura de grandes bailarinos, como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

O fundador da prática faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho de difusão e logo, muitos alunos seguiram seus passos e abriram seus próprios estúdios. A maioria dos alunos que procuravam o método era praticante de esportes e geralmente apresentava algum problema corporal (postural ou lesões).

Um dos mais importantes deles foi o dançarino Ron Fletcher, que montou seu estúdio nos anos 70, em Los Angeles, sendo muito procurado por celebridades. O método Pilates ganhou assim, seu lugar no mundo.

Alice Becker foi a principal difusora da atividade no Brasil, a partir de 1991. “Pilates continua a crescer vertiginosamente em todo o mundo por ser um método com recursos ilimitados. Sua filosofia prioriza a personalização da técnica para cada aluno, isto é, o professor respeita os objetivos, necessidades, condições e limitações de cada um”, afirma a especialista.

Leia mais sobre Pilates e Pilates com Bolas.

Fonte - MBPress

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente