Pesquisa afirma que aminoácidos são aliados na manutenção muscular

Pesquisa afirma que aminoácidos são aliados na man

Estudo realizado na Unicamp aponta que aminoácidos são aliados dos exercícios aeróbios na manutenção da massa muscular. A educadora física Morgana Rabelo Rosa, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp concluiu que a leucina, aminoácido avaliado por alguns pesquisadores por ativar a via de síntese proteica muscular, manteve a via de sinalização proteica ativada 24 horas depois de uma sessão de exercício aeróbio em cobaias adultas durante 12 semanas.

Nesse estudo é possível saber o efeito benéfico do aminoácido leucina na recuperação pós-exercício. Morgana enfatiza que o estudo não envolveu testes com humanos, pois se trata de pesquisa básica laboratorial. De acordo com Morgana, exercícios físicos de longa duração podem levar à proteólise, degradação de proteínas, por isso que existe a necessidade de estudar suplementos que melhorem a recuperação pós-exercício.

De acordo com a autora, pesquisas recentes relatam alterações moleculares de proteínas envolvidas na via de síntese proteica após sessões agudas de exercício. Ela explica que o efeito da leucina associada ao treinamento aeróbio havia sido pouco investigado. Morgana alerta para o uso indiscriminado do aminoácido leucina para indivíduos que não possuem aporte calórico aumentado. "Isso pode induzir o aumento da secreção de insulina e possíveis problemas no pâncreas. Por isso, a administração da suplementação com leucina deve ser realizada por profissional competente, independentemente do indivíduo. Deve ser observado com atenção especial o uso em indivíduos idosos," enfatizou a pesquisadora.

A pesquisadora explicou que um dos objetivos do treinamento aeróbio é aumentar a capacidade de sustentar a demanda de energia exigida pelo exercício, assim como a velocidade de movimento por uma determinada distância ou tempo. Para isso, é importante o aumento da capacidade aeróbia, incluindo aumento da capacidade de manter a força por um longo período, o que exige a manutenção e o aumento da massa muscular, aumento de economia de energia e aumento da expressão de genes e proteínas.


Morgana percebeu com os resultados que a administração de suplementos com o aminoácido leucina, nos camundongos adultos, durante um programa de exercício aeróbio, pode ser importante porque ativa proteínas, que aliadas aos exercícios aeróbios colaboram na manutenção da massa muscular.

Por Catharina Apolinário

Comente