Perca calorias brincando com as crianças

Brincar com as crianças ajuda a manter a forma

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Além de muito divertido, brincar com os filhos também pode ser uma ótima oportunidade para perder calorias, já que acompanhar as crianças exige uma energia que pode se comparar a algumas horas de academia.

Pega pega, esconde esconde, pular corda, entre outras brincadeiras, exigem movimentos rápidos e muita coordenação motora, o que bem lembra uma aula de jumping, step ou ginástica localizada. Meia hora de brincadeira pode queimar 100 calorias.

No parque, uma ótima pedida é a gangorra, que fará a mãe exercitar as pernas para fazer com que o brinquedo se mova. O trepa-trepa também pode render bons momentos de diversão, já que estimula a força.

Jogar bola ou brincar de bambolê também são opções divertidas e bem direcionadas para o movimento corporal. O primeiro, normalmente os favoritos dos meninos, auxilia a queima de calorias e ajuda a ganhar disposição física. A perda calórica por meia hora de jogo pode chegar a 270.

Já o segundo é ótimo para delinear a cintura, pois para mantê-lo rodando, é preciso fazer movimentos circulares com o corpo. Além de afinar a cintura e relaxar, a brincadeira alonga a coluna e trabalha toda a estrutura do abdômen, promovendo perda de aproximadamente 100 calorias por 20 minutos de brincadeira.

Porém, é preciso que os adultos respeitem seus limites, pois não dá para acompanhar o ritmo das crianças, já que com o passar dos anos, acabamos adotando um padrão sendentário, ao contrário dos pequenos.


Alguns cuidados antes de sair correndo para brincar com as crianças devem ser tomados, como fazer uma caminhada para aquecer o corpo, levar água para as horas de sede e se alimentar com frutas e carboidratos, que vão nutrir as células que precisam de energia.

Ah também é preciso lembrar de passar protetor solar, não ficar exposta ao sol nos horários proibidos, das 10h às 16h, e usar roupas confortáveis, que permitam fazer movimentos livremente.

Por Carmem Sanches

Comente