Pedale com segurança

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
pedalando com segurança

Pedalar não é só uma atividade prazerosa como também promove saúde e bem estar. Mas para que a pedalada seja mesmo divertida e agradável, é necessário tomar algumas medidas de segurança antes de subir na bike, principalmente se você for praticar a atividade em grandes centros urbanos.Veja algumas delas:

1.Verifique bem o estado da sua bicicleta. Os pneus estão cheios? As peças estão bem apertadas? Os travões estão em bom estado? Lubrifique as partes móveis, tais como eixos, porcas e parafusos, verifique os pedais, a corrente, regule a altura do selim e também confira a pedaleira e a campanhia.

2.Capacete e luvas são imprescindíveis. São as principais formas de proteção contra possíveis acidentes.

3.Usar uma roupa confortável e ter uma garrafa de água a tiracolo também é desejável. Conforto e hidratação são fundamentais em qualquer esporte/atividade física.

4.Atenção no tipo de calçado. Não é recomendável pedalar descalço, muito menos com calçados inapropriados, tais como salto alto, chinelos, botas. O mais comum e também recomendável é o uso de tênis (de preferência bem amarrados).

5.Respeito às sinalizações de trânsito é, sem dúvida, a dica mais importante. Muita atenção deve ter o ciclista, principalmente quando está nas vias urbanas, diferente de estar nas ciclovias. Nunca pedale na calçada e se distancie sempre dos veículos de grande porte.

6.Fique esperta com buracos, bueiros, placas, rampas, todo e qualquer tipo de obstáculo durante o percurso. Curvas, rotatórias, cruzamentos, também exigem grande atenção para se tomar a mínima precaução.

7.Evite: pedalar na contramão, utilizar fones de ouvido que atrapalham a concentração, pedalar no meio-fio e andar do lado esquerdo da pista, já que esse é o lado em que os motoristas fazem a ultrapassagem.


Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: segurança bicicleta pedalar bike seguro