Os perigos de ser “atleta de verão”

Veja algumas dicas para não se prejudicar nos exercícios de verão
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
atleta verão fitness

Foto: iStock/Jacob Ammentorp Lund

Quem não quer estar em forma para a chegada do verão? Nesta época do ano, nós mulheres começamos a busca desenfreada pelo corpo perfeito. Mas até que ponto é saudável praticar atividade física apenas quando o calor se aproxima?


“O corpo que não está acostumado leva um tempo para se adaptar a uma grande carga de atividades. Por isso, é fundamental uma preparação que faça com que a pessoa tenha o equilíbrio muscular adequado para suportar os treinos sem que eles provoquem nenhuma lesão”, explica.

atleta-verão

Foto - Shutterstock

Martins ressalta que é necessário que o corpo passe por adaptações cardíacas, metabólicas e ortopédicas. Além disso, é importante que se ache o ponto de equilíbrio em relação ao volume e à intensidade do treino. Ou seja, as atividades devem ser graduais, nunca começando com um ritmo muito exagerado.

Quem quer preparar o corpo para o verão, mas está pensando também na saúde, além da estética, deve iniciar as atividades físicas pelo menos seis meses antes do tempo em que espera atingir seus objetivos. “Vale lembrar, ainda, que os exercícios devem estar ligados também a um equilíbrio nutricional”, afirma o especialista. Martins lembra também das pessoas que não praticam atividades físicas no seu dia a dia mas que, quando entram de férias, programam uma série de exercícios, considerados “inofensivos”. 

A crença de caminhar e correr na praia, fazer trilha, jogar vôlei, futebol e frescobol na areia não podem gerar lesões ou problemas mais sérios está completamente errada. Nada que é feito sem preparo é totalmente benéfico para quem não está habituado”, diz. Para o especialista, os principais riscos a que se submetem os “atletas de verão” são lesões de coluna, joelho e ombro. “Para fugir destes problemas basta se preparar corretamente, com antecedência e com a ajuda de um profissional que saiba, inclusive, a dosagem de exercícios indicada para você. Determinadas lesões são um preço muito alto a se pagar por conta da busca pela estética perfeita”, conclui.

Por Thamirys Teixeira

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: atletas Thamirys Teixeira